Bolsa de Valores Onde Investir

Tudo sobre o Fundo de Ações Suno FIA

Tudo sobre o Fundo de Ações Suno FIA
  • Publicado em 27 de outubro de 2022

O Fundo de Ações Suno FIA é um fundo de investimento em ações na Bolsa de Valores criado pela gestora Suno. Através dele, qualquer pessoa consegue aplicar em ações de empresas promissoras no mercado.

E o interessante do Fundo Suno FIA é que ele tem uma estratégia de diversificação do patrimônio que traz resultados acima da média. O investimento é dividido entre small caps, dividendos, investimentos internacionais e em valor.

Por conta disso, o investidor conta com uma série de benefícios que não seriam acessíveis caso aplicasse seu capital sozinho diretamente em ações na Bolsa de Valores.

Quer saber mais sobre o Fundo de Ações Suno FIA? Acompanhe este conteúdo e veja todos os detalhes para começar a investir.

E antes de nos aprofundarmos nas informações sobre este Fundo, vamos revisar rapidamente o que são os Mercados de Capitais e os Fundos de Ações. Confira a seguir!

O que são os Mercados de Capitais 

Mercados de Capitais são ambientes de negociação onde são vendidos e comprados ativos financeiros de empresas e bancos. São exemplos de ativos: commodities, derivativos, moedas, ações, e títulos de dívidas (conhecidos como debêntures). 

Através dele, tais empresas e bancos conseguem liquidez para financiarem seus projetos, enquanto os investidores que compram os ativos recebem alguma remuneração em troca. 

O Mercado de Capitais é constituído pela Bolsa de Valores, pelas corretoras e instituições financeiras. 

No Brasil, temos a Bolsa de Valores B3, único ambiente onde é possível negociar ações e outros ativos. Porém, para ter acesso à ela, os negociadores precisam contar com a representação de um intermediário – que são as corretoras e distribuidoras.

Outra maneira de ter acesso às ações negociadas na Bolsa de Valores é através de Fundos de Ações.

O que são os Fundos de Ações

Os Fundos de Ações são também conhecidos como FIA (Fundo de Investimentos em Ações). 

Tratam-se de grupos de investidores que se unem para investir em ações e que são representados por um gestor de fundos na B3. 

Esse gestor monta a carteira com as aplicações mais promissoras e aloca o capital dos cotistas nas melhores oportunidades, de acordo com a sua estratégia pré-acordada.

Dessa forma, os cotistas conseguem ter acesso às ações sem necessidade de se expor pessoalmente à Bolsa de Valores. Eles se beneficiam da expertise do gestor do fundo e de um nível de segurança, além de poderem contar com mais opções de títulos.

Entretanto, assim como todo investimento, existem riscos relacionados. E no caso dos Fundos de Ações não poderia ser diferente. Os riscos são ligados à variação dos preços de mercado, que podem sofrer quedas que afetam o patrimônio dos cotistas.

Mas, mesmo assim, investir em um Fundo de Ações traz vários benefícios e compensa. 

9 benefícios de investir em Fundos de Ações

Veja alguns dos principais benefícios de investir em Fundos de Ações.

  1. Exposição controlada ao mercado de ações. 
  2. Costuma ter mais rentabilidade que outros investimentos.
  3. Possibilidade de investir em ações mesmo sem possuir experiência.
  4. Economia de tempo: o gestor faz o trabalho pesado.
  5. Possibilidade de pegar carona na estratégia do fundo.
  6. Acesso a ações de grandes empresas ou das mais promissoras.
  7. Gestão de risco.
  8. Possibilidade de investir com menos capital.
  9. Não tem come-cotas.

Agora que você já viu o que são Mercados de Capitais e os Fundos de Ações, entenda um pouco mais sobre o que é e como funciona o Fundo de Ações Suno FIA.

O que é o Fundo de Ações Suno FIA

O Fundo de Ações Suno FIA é um Fundo de Investimento em ações da gestora Suno indicado para quem quer aplicar seu dinheiro neste tipo de produto, mas não tem um conhecimento mais aprimorado em relação ao mercado financeiro. 

Ele também acelera e facilita o acesso às ações mais competitivas, geralmente disponíveis apenas para investidores qualificados.

Portanto, o Fundo de Ações Suno FIA conta com todos os benefícios dos Fundos de Ações que acabamos de ver e vantagens adicionais da estratégia da Suno.

Características do Fundo de Ações Suno FIA

O Fundo de Ações Suno FIA é seguro, uma vez que está devidamente registrado junto ao órgão fiscalizador do mercado financeiro, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Sendo assim, o investidor pode ficar tranquilo e aplicar periodicamente seu dinheiro, visto que o investimento nas ações acontece através de uma gestora experiente que realiza a gestão dos recursos. 

Depois, o Fundo Suno FIA destaca-se também pela característica de ter reinvestimentos automáticos. Em outras palavras, todo dinheiro recebido com dividendos é automaticamente realocado no próprio investimento, o que contribui para multiplicação do patrimônio do investidor mais rapidamente.

Outra característica que define o Fundo Suno FIA é sua  estratégia de diversificação inteligente que potencializa a capacidade de ganhos com rendimentos. 

Qual a estratégia do Fundo de Ações Suno FIA

A estratégia do Fundo de Ações Suno FIA basicamente consiste em alocar os aportes e rendimentos em quatro tipos de investimentos diferentes, sendo que o dinheiro fica dividido assim:

  • 30% em investimentos em valor;
  • 30% em investimentos em dividendos;
  • 20% em investimentos em small caps;
  • 20% em investimentos internacionais.

Veja o que são cada um desses conceitos a seguir.

O que é investimento em valor

Também chamado de Value Investing, investimento em valor é uma estratégia que envolve comprar ações abaixo do preço de mercado das empresas que estão em fase de transição.  

A ideia é lucrar a longo prazo por conta da valorização da ação

Para fazer este tipo de operação, o investidor precisa confiar na empresa e ter paciência. Ou, pelo menos, ter um grande conhecimento do setor e do mercado financeiro. Mais uma vez, investir por meio dos Fundos é uma vantagem aqui, já que o gestor tem esse conhecimento.

Com a estratégia adequada, o investimento em valor traz rendimentos acima da média e lucros superiores à maioria das ações.

Dividendos: o que são

Dividendos são uma fração dos lucros de uma empresa de capital aberto. Esses valores são distribuídos aos acionistas proporcionalmente. 

Então eles funcionam como uma espécie de remuneração para os investidores, no caso da empresa da qual eles possuem ações gere lucros regularmente.

Existem vários tipos de ações e títulos que pagam dividendos.

O que é investimento em small caps

Small Caps é a nomenclatura dada para um agrupamento de empresas de pequeno porte (ou com menor capitalização) dentro do mercado financeiro. Então investimento em small caps é o investimento nessa categoria de empresas.

Geralmente, elas apresentam títulos mais baratos e grande potencial de valorização, e por isso fazem parte da carteira de muitos fundos de investimento. Para ser considerada small caps, a empresa tem que ter um valor de mercado que fica entre R$300 milhões e R$2 bilhões.

Como funcionam investimentos internacionais

Nos investimentos internacionais os fundos adquirem títulos de empresas ou instituições estrangeiras. Eles podem ser ações, ETFs (Exchange-traded funds), ADRs (American Depositary Receipts), outros fundos de investimentos, entre outros. 

As vantagens dos investimentos internacionais são a diversificação do portfólio, a diminuição dos riscos locais, o acesso às principais empresas mundiais e mais possibilidade de rentabilização por conta do dólar – que é uma moeda forte.

Por isso, quando algum evento nacional afeta as ações locais, os investimentos internacionais costumam compensar por permanecerem estáveis ou até subirem de valor.

Por que investir no Fundo de Ações Suno FIA

Porque o Fundo de Ações FIA une diversificação com habilidade para diminuir riscos e aumentar os rendimentos. Explicamos.

A decisão sobre onde exatamente investir seu capital é algo que deve levar em consideração diversos fatores, entre eles o seu perfil de investidor e seus objetivos. Além disso, você deve avaliar como é o fundo, quais suas taxas, rentabilidade e como ele se apresenta.

Pensando nesses elementos, é possível concluir que se você quiser gerar riqueza a médio e a longo prazo, o Fundo Suno FIA é uma escolha acertada. 

Isso porque os especialistas do fundo alocam o patrimônio em ações com grande potencial de rentabilidade a longo prazo.

Compreenda com mais detalhes por que investir no Fundo Suno FIA.

Porque o time da Suno tem as melhores estratégias 

Isso é possível graças à expertise dos profissionais que fazem a gestão do Fundo de Ações Suno FIA.

Eles realizam uma análise fundamentalista das empresas com ações na bolsa, e por isso conseguem distinguir as que têm possibilidade de maior valorização das que apresentam mais riscos.

Porque você tem resultados consistentes para seus investimentos

Outro motivo do porquê investir no Fundo de Ações Suno FIA é o seu bom desempenho. No último ano, ele performou acima da média se comparado a outros fundos semelhantes no mesmo período. 

Além disso, a Suno é uma gestora de patrimónios que vem apresentando resultados consistentes entre seus vários investimentos ao longo dos anos, com rentabilidade superior perante aos índices mais comuns do mercado – como IBOV e CDI Acumulado.

Porque é recomendado por especialistas

Por conta destes fatores que acabamos de listar, o Fundo de Ações Suno FIA é recomendado pelos principais investidores e profissionais do mercado financeiro. 

6 vantagens do Fundo de Ações Suno FIA

A escolha do melhor fundo passa também pelas características do investimento e suas vantagens. E o Fundo de Ações Suno FIA possui várias. Entenda.

1. Facilidade

Mesmo que você não tenha muita experiência em investimentos ou não saiba como investir em ações, pode ter acesso a um pacote de cotas promissoras através do Fundo Suno FIA. 

Fica fácil aplicar seu dinheiro em ações dessa forma porque não é preciso se preocupar em escolher cada uma delas, reinvestir, ler relatórios e acompanhar índices. Os gestores fazem isso para você.

Assim você só precisa acompanhar e ter seu patrimônio multiplicado com o tempo.

2. Segurança

Os especialistas da Suno acompanham a performance das ações e todo o comportamento da Bolsa de Valores diariamente. Assim, quando identificam a possibilidade de evitar prejuízos por causa das quedas nos pregões, eles fazem as operações necessárias.

Dessa forma, o investidor tem mais segurança para evitar perda de capital. 

Isso porque investir em ações é sempre um processo arriscado, dado a volatilidade do mercado. Então contar com o Fundo e com uma assessoria para todos os seus investimentos é sinônimo de segurança e rentabilidade.

3. Diversificação

Todo investidor sabe da importância de diversificar o portfólio para obter mais lucros e maior estabilidade, principalmente a longo prazo. Porém, diversificar significa estudar as várias ofertas, entender suas especificidades e escolher as melhores ações. 

Com o Fundo de Ações Suno FIA, você faz um investimento único e passa a ter acesso a carteiras diversificadas. Elas são montadas com base na estratégia Suno de dividir o patrimônio do Fundo entre investimentos em valor, dividendos, small caps e investimentos internacionais.

4. Baixo custo

É possível começar a investir no Fundo Suno FIA com apenas R$500, o que é um valor bastante acessível para se ter acesso a um conjunto de cotas de ações na Bolsa de Valores.

5. Possibilidade de renda

O Fundo aplica seu dinheiro em classes de ativos diferentes – e uma delas conta com ações que geram dividendos. 

Ou seja: o investidor recebe parte dos lucros das empresas, proporcionalmente às suas cotas. Então além da valorização das ações com o passar do tempo, é possível contar com uma renda periódica. 

6. Acesso à ações restritas

Aplicando no Fundo Suno FIA você terá acesso a ações na Bolsa de Valores que são restritas, ou seja, não podem ser acessadas por qualquer investidor. 

Como investir no Fundo Suno FIA

Para investir no Fundo de Ações Suno FIA é fácil. Você pode ser pessoa física e não é preciso ser um investidor qualificado. Afinal, quem cuida da estratégia são os gestores.

Basta se cadastrar em uma das corretoras de investimentos que disponibilizam o Fundo e fazer o aporte inicial.

Algumas das corretoras são acessíveis apenas através de um assessoria de investimentos, que é quem irá atender você diretamente e fazer a intermediação. 

Portanto, vale a pena começar buscando por uma assessoria especializada em investimentos deste tipo e fazer seu cadastro junto à ela – como você viu, compensa.

Além disso, é interessante conversar com o analista para definir seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado), suas metas e objetivos financeiros, seu orçamento e o prazo estimado para o investimento.

Tudo pronto! Agora é só acompanhar os rendimentos e a multiplicação do seu patrimônio. 

 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.