Onde Investir Primeiros Passos

Descubra as 5 vantagens dos fundos de investimentos

Descubra as 5 vantagens dos fundos de investimentos
  • Publicado em 5 de novembro de 2022

Você tem dúvidas sobre as vantagens dos fundos de investimentos?  

Esses tipos de ativos investem em uma cesta de ativos diversos, sendo uma ótima alternativa para investidores iniciantes. 

No entanto, apesar de serem simples e práticos, os fundos de investimentos ainda geram uma série de perguntas, principalmente quando se trata de suas características positivas.  

Por isso, criamos uma lista com as principais 5 vantagens dos fundos de investimentos. Boa leitura!  

1- Praticidade na hora de investir  

 Os fundos de investimentos oferecem muita praticidade ao investidor, afinal, a administração fica por conta de um gestor altamente capacitado. 

Ele olha para tudo, desde o estudo até a escolha dos ativos mais vantajosos. 

Ademais, o gestor avalia e acompanha de perto os resultados, fazendo os movimentos necessários para garantir melhor rentabilidade aos cotistas.  

Assim, o investidor só tem o trabalho de acompanhar a performance do fundo, caso queira ou ache necessário.  

2- Liquidez facilitada 

 Outra vantagem interessante dos fundos de investimentos é a liquidez. Ou seja, a facilidade de transformar os ativos em dinheiro.  

Sendo assim, vários fundos permitem a retirada do investimento em questão de dias, caso o investidor precise do capital por qualquer motivo.  

Por outro lado, outros tipos de aplicações financeiras exigem um tempo de carência maior ou processos burocráticos cansativos para resgatar o dinheiro.   

3- Estratégia de diversificação 

Essa é uma das principais vantagens dos fundos de investimentos: o acesso a estratégias eficientes de diversificação, o que oferece mais rentabilidade ao investidor.  

Além do mais, mesmo com pouco dinheiro é possível expor o patrimônio a várias modalidades de ativos, sem precisar dispor de grande quantidade de recursos.  

Sem contar que dividir os investimentos em vários tipos de negócios dilui os riscos e aumenta a segurança dos investimentos.   

4- Diversas possibilidades de rentabilidade 

 De modo geral, os fundos possuem rendimento diário sobre as cotas.   

Além disso, quem investe ainda pode vender essas cotas, que possuem valor variável de acordo com o mercado financeiro.  

Então, dependendo no momento, é possível resgatar um capital maior do que foi inicialmente aplicado.   

Por fim, alguns tipos de fundos, como os fundos imobiliários (FIIs), pagam dividendos aos cotistas.  

Ou seja, os investidores recebem uma renda periódica de acordo com os ganhos dos imóveis, como o aluguel.  

5- Variedade de ativos 

Dentro do universo dos fundos existe uma variedade enorme de produtos para diferentes objetivos e perfis de investidores, dos mais conservadores aos mais agressivos.   

Para você ter uma ideia, há mais de 20 mil fundos de investimento disponíveis no País, segundo dados da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais).  

Assim, esses fundos somam cerca de R$5,2 trilhões em patrimônio, com regulamentação pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).  

Entre os fundos mais populares, destacam-se: 

  • Fundos de Investimento em Renda Fixa (FIRF); 
  • Fundos de Investimento em Ações (FIA); 
  • Fundos de Investimento Multimercados (FIM); 
  • Fundos de Investimento Imobiliários (FIIs); 
  • Fundos de Investimento no Exterior (FIE); 
  • Fundos de Investimento em Previdência Privada.

Quer saber mais sobre as vantagens dos fundos de investimentos? 

Caso tenha dúvidas na hora de escolher a melhor opção para sua carteira, mesmo após conhecer as vantagens dos fundos de investimentos, não deixe de contar com a ajuda de especialistas. 

Esses profissionais estudam o mercado financeiro diariamente e podem te orientar a montar uma carteira de acordo com seu momento de vida, mesmo que você esteja começando agora no mundo dos investimentos.  

Uma dessas assessorias é a Blue3 Investimentos, empresa de destaque da XP Investimentos, com alto índice de satisfação entre os clientes. Clique aqui para conhecer.  

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.