Bolsa de Valores Onde Investir

5 motivos para investir em ações ESG

5 motivos para investir em ações ESG
  • Publicado em 18 de fevereiro de 2023

Investir em ações ESG (Environmental, Social and Governance) está se tornando cada vez mais popular entre os investidores.  

Essa movimentação ganhou força nos últimos anos, tanto que os investimentos em ESG avançaram 84% entre os anos de 2020 e 2021. 

Cada vez mais, muitas pessoas optam por retirar recursos de empresas envolvidas em problemáticas como más condições de trabalho, corrupção e poluição do meio ambiente. 

Por outro lado, aumentam as aplicação em empresas ESG como forma de apoiar, mesmo que indiretamente, boas práticas de responsabilidade social, sustentabilidade e governança corporativa. 

Assim, além de uma alternativa de rentabilização do patrimônio, esses ativos permitem que os investidores contribuam para a construção de um futuro mais sustentável e responsável. 

Você já faz parte desse movimento?  

Neste artigo, você vai conhecer cinco motivos que tornam o investimento em ações ESG uma escolha inteligente para a sua carteira de investimentos.  

Boa leitura!

1- Visão de longo prazo 

Investir em ações ESG significa escolher empresas que adotam práticas responsáveis em todos os aspectos de sua operação, incluindo questões de governança corporativa. 

Ou seja, essas companhias possuem uma visão apurada no longo prazo e estão preparadas para enfrentar desafios futuros, como mudanças climáticas e questões sociais.  

Além do mais, elas geralmente são mais eficientes estrategicamente em suas contas e administração, resultando em mais estabilidade financeira.  

2- Melhor desempenho 

Alguns estudos mostram que empresas ESG entregam mais desempenho no longo prazo, quando comparadas com empresas que não seguem essas práticas. 

Uma pesquisa recente publicada pela Harvard Business School apurou a rentabilidade gerada por 2.307 empresas que se destacam na temática ESG nos Estados Unidos, ao longo de 20 anos. 

Eles chegaram à conclusão de que essas companhias ofereceram um retorno 9% maior ao ano para os acionistas.  

3- Diluição de riscos 

Além de terem o potencial de entregar mais resultados, ações ESG ainda podem reduzir o risco da sua carteira de investimentos.  

Isso porque a gestão dessas empresas costuma ser altamente capacitada e preparada para lidar com mudanças no mercado e desafios futuros, como a volatilidade dos preços ou questões regulatórias.  

Adicionado a isso, elas são menos propensas a sofrer impactos negativos de questões sociais ou ambientais. 

4- Contribuição em causas que beneficiam a sociedade 

Se você já gosta de fazer a sua parte em questões sociais e de sustentabilidade, investir em ações ESG contribui para a ampliação de sua atuação.  

Ou seja, ao escolher empresas que adotam práticas ESG, você se se envolve em ações mais abrangentes e com grande impacto positivo na sociedade, por meio de grandes empresas.

5- Diversificação do portfólio 

Incluir ações ESG em seu portfólio é uma forma de diversificar sua carteira de investimentos, equilibrando os riscos em empresas que costumam ser mais sólidas, por meio de uma gestão transparente e eficiente.  

Apesar de ser uma ótima iniciativa, vale ressaltar que investir em ações ESG também requer muito cuidado, já que existem muitos casos de “green washing” no mercado. 

Explicando melhor, são empresas que “maquiam” seus dados para entrarem dentro da temática, mas, na verdade, a realidade é outra.  

Assim, antes de comprar ações ESG, procure a ajuda de um especialista em investimentos. Esse profissional possui conhecimento e vivência de mercado para fundamentar as suas decisões.

Leia também: Tudo sobre investimentos em ESG

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.