Boletim Focus e construção nos EUA

analises

Boletim Focus e construção nos EUA

27 nov 2023Última atualização: 20 junho 2024

DVinvestDVinvest
boletim-focus-e-construcao-nos-eua_its-money

No Brasil tivemos a confiança do consumidor vindo levemente acima do mês anterior, apresentando valor de 93,0, um patamar ainda acima do que foi visto nos anos anteriores, tendo sido maior somente antes de 2014. Para hoje teremos o Boletim Focus, as transações correntes e o investimento estrangeiro direto.

Nos EUA tivemos o PMI industrial vindo abaixo do consenso e do mês anterior, isso é algo que preocupa pois estamos vendo dados econômicos do país se enfraquecendo nos últimos tempos. Por outro lado, o PMI de serviços veio acima do esperado, o que gera certo alívio sobre a situação econômica.

Por fim, o balanço orçamentário do FED veio levemente abaixo do dado anterior, com o país apresentando déficit. Para hoje teremos a divulgação das licenças de construção, das vendas de casas novas e do índice de atividade das empresas.

Na Europa tivemos a expectativa e o clima de negócios vindo abaixo do esperado na Alemanha, mas acima do que foi visto no dado anterior, o que é positivo de certa forma. Além disso, tivemos a divulgação do PIB no país, que veio em linha com o esperado, apresentando uma queda de 0,1% no trimestre e de 0,4% no ano acumulado.

Para hoje teremos somente a divulgação de ofertas de emprego na França. Na Ásia não tivemos dados sendo divulgados desde sexta e para hoje não teremos dados relevantes sendo divulgados.

abertura-do-mercado-27-11_its-money

Empresas

A Copel (CPLE6) realizou seu plano estratégico na semana passada para os próximos 3 anos, se comprometendo a fazer o “dever de casa”, com medidas de redução de custos, investimentos robustos em distribuição e estuda expandir de forma mais agressiva sua operação a partir de 2026.

O processo de demissão voluntária e ganhos de eficiência projetam um ganho potencial de R$ 500 milhões nos próximos 3 anos.

A Eletrobras (ELET6) fez uma proposta para os acionistas de incorporar sua subsidiária Furnas dentro do balanço da empresa, de modo a ganhar eficiência e melhorar as operações, além de fazer parte do plano estratégico da companhia.

O plano estratégico da Petrobras (PETR4), divulgado na semana passada, além de realizar investimentos bilionários, também projeta uma geração de empregos na faixa de 1,4 milhão durante o período, uma média de 280 mil novas vagas por ano.

Para mais detalhes das empresas, incluindo a recomendação e os preços alvo, acesse os relatórios no app da DV ou no site Blue Academy caso seja um cliente Blue.

Análise técnica Ibovespa

analise-tecnica-ibovespa-27-11_its-money

O Ibovespa encerrou o último pregão, dia 24, com uma queda de 0,84%, resultando em um topo no gráfico diário (GD). O sinal de baixa na zona de resistência entre 126 mil e 126.800 pontos aumenta a probabilidade de o índice iniciar um movimento de baixa em direção aos próximos níveis de suporte: a média móvel exponencial de 10 dias e a região de 123 a 122 mil pontos.

Na semana passada, o índice registrou uma alta de 0,60%, mas gerou a formação de um padrão de reversão dos candles no gráfico semanal, conhecido como Estrela Cadente. A oscilação abaixo de 124.773 pontos ao longo desta semana confirmará o padrão, reforçando o movimento de correção da atual tendência de alta de curto a médio prazo.

Análise técnica Dólar

analise-tecnica-dolar-27-11_its-money

O dólar encerrou o último pregão (24) com uma queda de 0,21%, gerando um leve sinal de baixa no gráfico diário (GD) em uma zona de resistência.

A confirmação desse topo ocorrerá após oscilar abaixo da mínima registrada na sexta-feira (4.885). Se isso ocorrer, a probabilidade de testar o nível de suporte em torno de 4.855 aumentará. Por outro lado, a superação de 4.924 anulará o sinal de baixa e trará uma expectativa maior de teste dos níveis de resistência em torno de 4.947 e 4.966.

Na semana, a moeda americana apresentou uma leve queda de 0,25%. No gráfico semanal, há um nível de suporte por volta de 4.880, o qual vem sendo respeitado nas últimas 3 semanas. No entanto, ainda não há um sinal de alta nesta periodicidade.

Análise Técnica S&P 500

analise-tecnica-S&P500-27-10_its-money

O S&P 500 encerrou o pregão mais recente (24) praticamente estável, com uma variação de +0,06%, em um pregão de baixíssima volatilidade por conta do feriado da quinta-feira (Thanksgiving) e o funcionamento do pregão só durante meio período na sexta-feira.

Para gerar um sinal de baixa mais representativo e reduzir a expectativa de alta nos próximos pregões, será necessário um fechamento de um pregão abaixo de 4.538. Os próximos níveis de suporte estão por volta de 4.500 e entre 4.458 e 4.411.

Os próximos níveis de resistência estão em 4.582 e 4.607 pontos. O cenário permanece de alta no curto prazo.

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

Mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro.

Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910).

Credenciado pela Apimec desde 2010.

Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Renato Reis – Analista CNPI-P com foco em fundamentos

Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec.

Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH.

Já atuou com Fusões e Aquisições e hoje é responsável por toda a área de análise fundamentalista dentro da empresa.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse. Este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças. E não implicam, necessariamente, na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra