Ibovespa sobe 1,33%, no maior fechamento desde o início de novembro
analises
Ibovespa sobe 1,33%, no maior fechamento desde o início de novembro
9 jun 2023•Última atualização: 21 junho 2024
O Ibovespa fechou em alta (+1,33% aos 117 mil pontos), no maior fechamento desde o início de novembro, logo após o 2º turno das eleições presidenciais.
Além da recuperação dos cíclicos domésticos, as estatais tiveram um ótimo pregão, com Petrobras e Banco do Brasil no top 5 de maiores altas do dia.
Do lado negativo, boa parte das produtoras de commodities tiveram fechamento no vermelho.
Dólar
O dólar fechou em queda (-0,97% a R$ 4,88), menor valor de fechamento em mais de um ano.
Houve forte performance de divisas emergentes e de países exportadores de commodities contra a divisa americana, com operadores tendo apetite a riscos com a leitura de que o FED deverá pausar o ciclo de altas de juros na próxima semana, além de relatos de que o governo chinês irá adotar estímulos para tentar colocar tração no crescimento econômico.
Curva de juros
A curva de juros fechou em queda ao longo de todos os vértices, com movimento relevante na volta do feriado.
O ajuste nas cotações se deu sob um ambiente global mais favorável para o risco, o que atraiu fluxo do investidor estrangeiro para a renda fixa.
O mercado já trabalha com chance de queda de juros na reunião do Copom de agosto.
Apesar da queda nas taxas, o movimento carrega menos peso por conta da liquidez reduzida, mas não anula o fato de que nas últimas semana houve compressão dos prêmios de riscos na curva.
Oby Capital
Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.
Saber mais