Imposto de Renda Onde Investir

Como declarar dividendos no Imposto de Renda 2023?

Como declarar dividendos no Imposto de Renda 2023?
  • Publicado em 7 de maio de 2023

Todo o investidor que possui ações em sua carteira de investimentos precisa saber como declarar dividendos no Imposto de Renda 2023  

Isso porque, de acordo com a lei, todos os ganhos e prejuízos advindos de aplicações financeiras precisam entrar na declaração, tanto os ativos isentos de tributação quanto as ações que pagam dividendos aos acionistas.   

Entretanto, estar em dia com o Fisco é apenas uma obrigação, mas também uma forma de proteção contra penalidade da Receita, como multas e juros.  

Além disso, a declaração de imposto de renda também permite que o investidor tenha uma visão mais clara sobre seus investimentos, planejando melhor seu futuro financeiro. 

Como declarar dividendos no Imposto de Renda 2023: passo a passo 

  1. Reúna todos os comprovantes de dividendos recebidos durante 2022, eles são fundamentais para preencher corretamente a declaração, pois informam dados como data do recebimento, valor recebido e código da ação; 
  2. Acesse o site ou o aplicativo da Receita Federal;
  3. Entre na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”; 
  4. Clique em “Novo”; 
  5. Selecione o código “09 – Lucros e dividendos recebidos”; 
  6. Informe o “Tipo de Beneficiário”, o “CPF do beneficiário”, o “CNPJ da Fonte Pagadora” e o “Nome da Fonte Pagadora”; 
  7. Preencha com o valor.  

Atenção: você precisa repetir todo esse processo para cada uma das empresas que te enviaram dividendos em 2022.  

Outro detalhe importante: caso você possua ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) de uma mesma finte pagadora, faça as contas dos dividendos de ambas das duas e lance-as na mesma ficha da declaração. 

Precisa de ajuda para declarar investimentos?

Para declarar investimentos com mais segurança e tranquilidade, não deixe de procurar ajuda especializada em tributação para investidores.

Nesse sentido, uma ótima opção é a Contabilidade da Bolsa, empresa com grande expertise em oferecer suporte para a declaração de ativos financeiros.

Clique aqui para receber ajuda!

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.