ESG Onde Investir

Como investir em ESG: passo a passo

Como investir em ESG: passo a passo
  • Publicado em 28 de dezembro de 2022

Você quer saber como investir em ESG? A principal maneira de fazer isso é comprando ações de companhias certificadas na bolsa de valores.  

Além disso, você também pode investir em cotas de fundos de investimentos com a temática ESG, disponíveis no mercado de ações.  

Ainda existem outras formas de aplicar em ativos que focam nesse universo, como as Debêntures e os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRAs). 

Para isso, as empresas criam títulos específicos, de acordo com as características de cada investimento:

  • Títulos Verdes (Green Bonds): referentes à energia verde, diminuição de poluentes, preservação ambiental, entre outros;
  • Títulos Sociais (Social Bonds): relacionados a ações de segurança alimentar e geração de empregos, por exemplo; 
  • Títulos de Sustentabilidade (Sustainability Bonds): ligados a projetos socioambientais, tanto ações sociais como ecológicas. 

Vale lembrar que ESG vem sigla em inglês das palavras environmental, social and governance, ou seja, corresponde às práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização. 

Seja qual for a temática escolhida, você precisa conhecer o passo a passo para começar a investir em ESG com mais segurança.  

Confira!  

Passo a passo para investir em empresas ESG 

Passo 1: entenda o seu perfil de investidor 

Antes de mais nada, é indispensável descobrir o seu perfil de investidor. Dessa forma, será possível entender a sua tolerância ao risco.  

Isso porque as ações de empresas ESGs apresentam diferentes níveis de riscos, assim como os outros ativos disponíveis na bolsa de valores.  

Dessa forma, você não corre riscos além do tolerado por seu perfil, ficando mais tranquilo quanto ao sobe e desce das ações com o passar do tempo.  

Passo 2: trace metas financeiras 

Depois de entender seu perfil de investir, o segundo passo é definir suas metas financeiras no curto, médio e longo prazo.  

Ao descobrir suas prioridades, fica mais fácil de escolher o tipo de investimento pensando do tempo de resgate ou rentabilidade, por exemplo.   

Passo 3: defina a estratégia de investimentos 

Existem diferentes estratégias de investimentos que dependem dos objetivos de cada investidor.  

Você pode, por exemplo, investir seu dinheiro em ações com foco em dividendos mensais, reinvestindo a rentabilidade obtida em mais ações.  

Além disso, você também pode planejar os aportes e os tipos de ações para a composição do portfólio– pensando em uma estratégia de diversificação com foco em trazer mais segurança e rentabilidade.

Passo 4: pesquise a análise fundamentalista das companhias 

Além de todos os passos que citamos anteriormente, fazer uma análise fundamentalista das empresas é de extrema importância antes de investir em ESG.  

Esse estudo precisa ser feito com muito cuidado, por meio de um levantamento de fatores como histórico, performance e valor de mercado da empresa.  

Além do mais, nessa fase também entram as avaliações dos valores, princípios, governança corporativa e os projetos abraçados por ela.  

Aqui, preste muita atenção nas características de ESG e no quanto a companhia pratica de verdade as ações divulgadas sobre o tema. 

 Dica extra: invista com a ajuda de uma assessoria de investimento 

Conforme vimos anteriormente, o processo de avalição de empresas ESG pode ser bastante demorado e trabalhoso. Portanto, quanto mais ajuda, melhor!  

Uma das formas de investir em ESG com mais segurança é contar com o suporte de especialistas qualificados, como os assessores de investimentos.  

Esses profissionais estão preparados para dar toda a ajuda necessária durante o passo a passo que vimos nesse artigo.  

Para falar com um especialista o quanto antes, clique aqui! 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.