Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over
educacao-fincanceira
Qual a diferença entre Selic Meta e Selic Over
4 jun 2024•Última atualização: 1 agosto 2024
A Taxa Selic é a taxa básica de juros no Brasil e o principal instrumento da política monetária do Banco Central. Mas, você sabia que não existe apenas uma taxa Selic? No artigo a seguir, vamos explicar a diferença entre Selic Meta e Selic Over.
Confira a seguir!
Taxa Selic
Primeiramente, o Banco Central, especificamente seu Comitê de Política Monetária (Copom), decide qual será a taxa básica de juros visando controlar a inflação.
A reunião do Copom para essa deliberação acontece a cada 45 dias.
E na prática, quanto maior estiver a Selic, mais caro o crédito fica. O que consequentemente diminui o consumo. Entretanto, diversos investimentos passam a render mais.
Muitos títulos públicos baseiam-se na Selic para definir sua remuneração. Ela também influencia outras taxas importantes – como a CDI, que afeta milhares de investimentos no país.
Diferença entre Selic Meta e Selic Over
Mas, você já ouviu falar nos termos Selic Meta e Selic Over? Isso porque, na prática, a taxa se divide em duas: a decisão do Copom e o que acontece, na prática, no mercado depois que a taxa é definida.
Entenda melhor a diferença entre Selic Meta e Selic Over.
Selic Meta
Basicamente, sempre que ouvimos falar de Taxa Selic nos noticiários, é sobre a Selic Meta que as reportagens estão se referindo. Ou seja, a Selic Meta é a definida nas reuniões do Copom.
Ela é a principal taxa de juros do país. Assim, serve de parâmetro para as taxas cobradas por um empréstimo ou a rentabilidade de um ativo, por exemplo.
Selic Over
Se por um lado a Selic Meta é o parâmetro, por outro, a Selic Over representa o que realmente acontece no mercado financeiro na prática. Em outras palavras, ela é uma média das operações realizadas pelas instituições financeiras.
Inclusive, over vem da palavra overnight, que no mercado financeiro está relacionado com operações feitas em um dia, para resgate no dia seguinte.
Em primeiro lugar, na prática, funciona assim:
- Antes de mais nada, temos os bancos que realizam empréstimos e outras transações diariamente. Isso acontece para manter o fluxo de caixa em dia, por exemplo.
- Essas transações, por sua vez, são lastreadas por títulos públicos. Por isso, utilizam a Selic como parâmetro, a fim de ditar os rumos de uma negociação que, como já citamos, acontece no overnight.
Assim, a taxa Selic Over é a média ponderada das operações realizadas no sistema Selic, sendo que é garantida pelos títulos públicos pelo prazo de um dia.
Por isso, ela influencia significativamente o valor do CDI.
Como é definida a Selic Over?
Deferente da Selic Meta, definida pelo Banco Central, a Selic Over tem um processo de mercado para ser definida.
Assim, é preciso compreender a diferença entre a taxa Selic e a infraestrutura Selic.
Enquanto a Selic é a taxa básica de juros, a infraestrutura Selic é um sistema eletrônico. Ele é responsável por efetivar não somente a custódia, mas também o registro de todas as transações realizadas –como as negociações de muitos títulos do Tesouro Nacional, por exemplo.
É nesse sistema digital, portanto, que a Selic Over é gerada. Já que negociações de títulos acontecem nesse ambiente. Por fim, é nesse sistema que se pondera a taxa média que está sendo cobrada entre todas as operações que os bancos realizam.
Qual a importância da Selic para investir?
Assim, e Selic e os indicadores econômicos do país são essenciais para o mercado de investimentos.
Por exemplo, uma taxa Selic mais alta favorece os ativos de Renda Fixa. Já um movimento de queda na taxa pode tornar a Bolsa de Valores mais interessante.
Por isso, é ainda mais importante entender os indicadores econômicos para investir. Portanto, acompanhar tais indicadores é essencial para uma boa gestão da carteira de investimentos, assim como para escolher as melhores oportunidades e obter resultados acima da média.
Contudo, pode ser difícil acompanhar e até interpretar o cenário político-econômico, seus resultados enquanto indicadores e como os investimentos serão impactados por eles.
Dessa forma, se você quer investir mas não tem tempo de se aprofundar nos indicadores econômicos, a dica é contar com assessores de investimento.
A assessoria como a Blue3 Investimentos, por exemplo, ajuda o investidor a aproveitar oportunidades porque os profissionais fazem uma análise consistente dos indicadores.
Eles conseguem entender as variações desses índices e contemplar seu potencial, realizando a gestão dos investimentos dos seus clientes de maneira otimizada.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais