Análises Minuto Oby

Ibovespa fecha primeira segunda-feira de 2023 em forte queda

Ibovespa fecha primeira segunda-feira de 2023 em forte queda
  • Publicado em 2 de janeiro de 2023

O Ibovespa fechou em forte queda (-3,06% a 106,4 mil pontos), em dia de mercados fechados no exterior, com o cenário interno dominando as precificações.

Com o início oficial do governo Lula, o mercado pesou o fato da desoneração dos combustíveis, medida defendida pela cúpula do PT e que Fernando Haddad era contra.

A narrativa no início do mandato é a de que Haddad não terá forças para defender suas ideias e que a ingerência fiscal pode tomar conta a partir de agora.

Com isso, entra as altas do índice nessa segunda-feira, praticamente todas as empresas eram exportadoras de commodities.

Dólar

O dólar fechou em alta (+1,51% aos R$ 5,36), reagindo ao sentimento de que a ala política do PT conseguirá influenciar do forma relevante as políticas econômicas do governo.

Isso vai contra o que Fernando Haddad vinha defendendo, como o aumento da arrecadação como contrapartida ao furo do teto de gastos.

Curva de juros

A curva de juros encerrou o dia com abertura de taxas ao longo de todos os vencimentos, após ter tido alívio nas últimas duas semanas de 2022.

Após a disputa em torno da PEC de Transição, o mercado deu o benefício da dúvida ao novo governo mas já mostrou que está preocupado com a questão fiscal após o final de semana da posse.

Written By
Oby Capital

Gestora de investimentos responsável pelos fundos Oby Ágil, Oby Bandeira, Oby Ações, entre outros. Empresa que soma a experiência profissional com a qualificação internacional.