Dia importante nos EUA

morning-call

Dia importante nos EUA

13 set 2023Última atualização: 20 junho 2024

DVinvestDVinvest
dia-importante-nos-eua

Dia importante: No Brasil tivemos o IPCA vindo abaixo do esperado, apesar de ter apresentado aumento em relação ao mês anterior, o número foi interpretado de forma positiva pelo mercado, que imagina uma queda mais acentuada a partir de agora na SELIC dado o IPCA mais baixo. Para hoje, teremos na parte da tarde a divulgação do fluxo cambial e da confiança do consumidor.

Nos EUA teremos a divulgação do índice de inflação, além dos núcleos e outros detalhes do indicador. Esse dado é muito relevante para a política monetária, dessa forma, deve trazer volatilidade para os mercados ao longo do dia. Além disso, teremos a divulgação do balanço orçamentário federal.

Na Europa tivemos a inflação na Espanha vindo em linha com o consenso e o desemprego no Reino Unido também vindo de acordo com o esperado. Para hoje teremos a divulgação de diversos dados do Reino Unido, como: o PIB, alguns dados da produção industrial, da construção civil, além da balança comercial do país.

Na Ásia tivemos a confiança dos fabricantes no Japão vindo bem acima do consenso e para hoje não teremos dados relevantes sendo divulgados.

Empresas

A Via (VIIA3) divulgou em fato relevante a aprovação da mudança do nome para Grupo Casas Bahia, além de substituir o código VIIA3 por BHIA3, por fim, ainda terá um aumento no capital social em até 3 bilhões de novas ações ordinárias (ON).

A Receita Federal questionou a Ambev (ABEV3) por operações bilionárias envolvendo o imposto de renda, a disputa está ligada a compensação de valores que foram gerados no exterior, mas que foram pagos pelo governo brasileiro, de acordo com a Receita, seria o equivalente ao Brasil estar pagando por algo que deveria ter sido cobrado no exterior.

De acordo com os dados divulgados pela Cielo (CIEL3), as vendas no setor de varejo reduziram 1,9% em termos reais quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. O principal segmento responsável pela queda foi o de bares e restaurantes, que acabaram sendo negativamente impactados pela redução nos preços dos alimentos e bebidas.

Para mais detalhes das empresas, incluindo a recomendação e os preços alvo, acesse os relatórios no app da DV ou no site Blue Academy caso seja um cliente Blue.

Análise Técnica Mercado Interno

Ibovespa encerrou o último pregão, dia 12, com uma alta de 0,93%, confirmando a maior chance de testar a região de resistência que vai de 118.400 a 118.840. A superação dos 118.840 aumentará a probabilidade de o índice testar outro nível de avaliação, que vai de 120 mil a 120.420 pontos.

Assim, a projeção de alta da atual lateralização no gráfico diário está em torno de 122.840 pontos. A tendência de curto prazo, verificada pelo gráfico diário, ainda está indefinida. O rompimento dos 118.840 volta a gerar uma tendência mais positiva.

Análise Técnica Mercado Externo

O S&P 500 encerrou o pregão mais recente (12) com uma queda de 0,57%, confirmando um topo no gráfico diário e, com isso, deixando a tendência de curto prazo indefinida.

Para anular essa formação e voltar a ter um viés de alta, será importante ocorrer a superação dos 4.490 pontos. Isso aumentaria a probabilidade de testar a região de resistência, que vai de 4.515 a 4.541 pontos.

Por outro lado, se o índice retornar abaixo da marca de 4.431 pontos, confirmará um cenário baixista, com maior probabilidade de testar a próxima faixa de suporte, que vai de 4.376 a 4.369 pontos.

Análise Técnica Dólar

O dólar encerrou o último pregão (12) com uma alta de 0,33%, aliviando, assim, a queda do pregão anterior e formando um candle de indefinição.

Dessa forma, o rompimento da máxima (4.981) ou mínima (4.948) deste pregão é o que tende a gerar um direcionamento para a moeda americana. Lembrando que a tendência de curto prazo está indefinida.

Por fim, a superação dos 4.981 aumentará a chance de voltar para o patamar de desafio que vai de 5.005 a 5.014. Por outro lado, a perda dos 4.948 sinalizará uma maior probabilidade de testar os próximos níveis de suporte: 4.915, 4.895 e 4.857,5.

Analistas responsáveis

Dalton Vieira – Analista CNPI-T

Mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro.

Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910).

Credenciado pela Apimec desde 2010.

Desenvolvedor do método DV de investimentos.

Renato Reis – Analista CNPI-P com foco em fundamentos

Analista de valores mobiliários (CNPI-P EM-3580) credenciado pela Apimec.

Formado em Ciências Econômicas pelo Ibmec BH.

Já atuou com Fusões e Aquisições e hoje é responsável por toda a área de análise fundamentalista dentro da empresa.

Disclaimer

De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.

Segundo o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.

As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.

DVinvest

DVinvest

A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra