Fed mantém taxa de juros entre 5,25% e 5,50%

mundo

Fed mantém taxa de juros entre 5,25% e 5,50%

20 set 2023Última atualização: 20 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
fed-mantem-as-taxas-basica-de-juros-em-525-a-550_its-money

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed) manteve os juros americanos no intervalo entre 5,25% e 5,50%.

A decisão veio em linha com o esperado pelo mercado. Segundo o monitor de juros do CME Group, 99% do mercado defendia uma manutenção da taxa, enquanto 1% esperava uma alta de 0,25 ponto percentual.

Vale ressaltar que essa é a segunda vez este ano que o Fed interrompe o ciclo de aperto monetário. A primeira vez foi em junho, depois de dez altas seguidas.

Apesar da manutenção, os dirigentes do Fomc apontaram a possibilidade de uma nova alta das taxas até o final do ano, reforçando a tese de que a política monetária mais restritiva deve se estender para 2024 nos EUA.

No documento divulgado hoje, a autoridade monetária americana diz que a inflação no país segue em patamares elevados. Além disso, reforçou que o mercado de trabalho continua mais forte do que o esperado, reforçando as chances de um “pouso suave”. Ou seja, de controle da inflação, mas sem grandes prejuízos à economia.

“Os indicadores mais recentes sugerem que a atividade econômica vem se expandindo de maneira sólida. As remunerações do mercado de trabalho arrefeceram nos últimos meses, mas permanecem fortes, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação continua elevada”, diz o texto do Comitê de Mercado Aberto (Fomc).

Reações do mercado

Segundo Rafael Gamba, assessor de investimentos na Blue3 Investimentos, o mercado americano segue cauteloso, tendo em vista a expectativa de retomada de uma campanha de aperto nos juros para controlar a inflação ainda esse ano.

"Na semana passada, os dados da inflação subiram mais do que o previsto em agosto, devido ao aumento nos custos dos combustíveis", lembrou Gamba.

No Brasil, de acordo com o assessor da Blue3, o índice Ibovespa manteve os ganhos após a divulgação do FED. "O mercado estava subindo mais de 1.2% no meio da tarde, otimizando o otimismo com o possível corte da Selic", finalizou.

Ainda hoje, o Copom divulga sua decisão sobre a taxa de juros brasileira, a Selic. A expectativa do mercado é de um novo corte de 0,50 p.p., com uma redução da taxa dos atuais 13,25% ao ano para 12,75% ao ano.

Leia também: Sexta reunião do Copom define nesta quarta-feira taxa de juros

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra