HYPE3: análise de resultado corporativo da Hypera

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HYPE3: análise de resultado corporativo da Hypera

27 out 2023Última atualização: 20 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
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A Hypera Pharma reportou um lucro líquido das operações continuadas de R$ 499,5 milhões no terceiro trimestre de 2023 (3T23). Ou seja, valor 6,3% superior ao reportado no mesmo período de 2022. A empresa divulgou seus resultados corporativos na noite de quinta-feira (26).

Além da Hypera, Copasa, NeoenergiaSantanderKlabinRomi e WEG já divulgaram os resultados corporativos do 3T23.

Além disso, o Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) das operações continuadas somou R$ 797,2 milhões no 3T23, um crescimento de 9,6% em relação ao 3T22.

Por outro lado, a margem Ebitda das operações continuadas atingiu 37,3% entre julho e setembro deste ano, alta de 1,6 ponto percentual (p.p.) frente a margem registrada em 3T22.

Receita

Ainda segundo o release de resultados da Hypera, a receita líquida somou R$ 2,138 bilhões no terceiro trimestre deste ano, crescimento de 5% na comparação com igual etapa de 2022.

A empresa explica que a receita foi impulsionada principalmente: “pelo do crescimento recente do sell-out nas farmácias e distribuidores; aumento das vendas nas plataformas próprias de e-commerce, supermercados, Simple Organic e Bioage, não consideradas no sell-out apurado pelo IQVIA; e crescimento nas vendas no Mercado Institucional”.

O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 1,35 bilhão no terceiro trimestre de 2023, um aumento de 4,8% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta, por sua vez, subiu de 63,3% no 3T22 para 63,5% no 3T23.

As despesas com vendas, gerais e administrativas somaram R$ 325,6 milhões no 3T23, um crescimento de 23% em relação ao mesmo período de 2022.

Por fim, o resultado financeiro teve saldo de R$ 261,5 milhões no 3T23, ante R$ 241,9 milhões no 3T22. Essa variação é resultado do aumento das despesas com juros no período pelo maior endividamento bruto da companhia.

"O desempenho operacional esperado para o ano de 2023 não altera a visão da Companhia sobre as diversas oportunidades existentes no mercado farmacêutico brasileiro. Cuja expectativa de crescimento é de 8% a 11% para os próximos 5 anos, de acordo com o IQVIA7, e nem sua estratégia de crescimento sustentável baseada no crescimento de suas marcas líderes, lançamentos de novos produtos e aumento da capacidade de produção", diz a companhia em seu release de resultados.

Análise de resultado HYPE3 (3T23)

Para Renato Reis, analista fundamentalista da DVinvest que faz análises dos resultados corporativos das principais empresas para o It’s Money, o resultado foi bom “na medida do possível”

Isso porque, segundo ele mais de um terço da receita da companhia é fruto de medicamentos gripais e o número de casos veio muito abaixo do normal, com o inverno mais quente das últimas décadas, o que afetou bastante o faturamento desse setor, porém, os demais apresentaram bom crescimento.

“No lado positivo, a empresa gastou menos com marketing e melhorou sua rentabilidade de modo relevante. A empresa é mais cara devido a estabilidade de resultados, mas está em um ponto interessante mesmo que não tenha um preço alvo tão alto.”

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Confira a tabela com os principais resultados da Hypera no 3T23. Acesse o release completo no site da empresa

Histórico de resultados corporativos da HYPE3

A Receita Líquida da Hypera Pharma (HYPE3) cresceu 17,7% no 2T23, na comparação com o 2T22, Assim, alcançou R$ 2,2 bilhões.

Segundo o release de resultados da companhia, os números foram impulsionados principalmente:

- Pelo crescimento do sell-out de importantes Power Brands da Companhia;

- Pela contribuição dos produtos lançados nos últimos 2 anos, que representaram 73,8% da Receita Líquida adicionada no período, quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

A empresa destaca os lançamentos em ginecologia, ortopedia, gastroenterologia, sistema nervoso central e cardiologia. “Importantes categorias que a Hypera Pharma vem reforçando sua atuação nos últimos anos e possui diversos projetos em seu pipeline de inovação.”

A dona de marcas como Doril, Benegrip, ZeroCal e Engov também anunciou um lucro líquido das operações continuadas de R$ 504,4 milhões no segundo trimestre de 2023. Ou seja, valor que representa um aumento de 10,4% na comparação com o mesmo período de 2022.

Editda

O Ebitda da Hypera usado para medir o desempenho operacional avançou 14,6% no mesmo intervalo de tempo, totalizando R$ 772,7 milhões.

Nesse trimestre, o mercado institucional contribuiu com R$ 97,2 milhões para a receita líquida. Alcançando, assim, crescimento de 54,9% sobre o mesmo período do ano anterior.

A companhia declarou o pagamento de juros sobre o capital próprio (JCP) de R$ 194,8 milhões, o equivalente a R$ 0,31 por ação.

Por fim, no segundo trimestre também foi aprovada a nova composição do conselho de administração da Hypera. Assim, passou a contar com os novos membros independentes Eliana Chimenti, sócia do Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados. Além de Mauro Cunha, ex-presidente do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa – IBGC e da Associação de Investidores do Mercado de Capitais – Amec.

Análise de resultado HYPE3 (2T23)

Renato Reis, analista fundamentalista da DVinvest diz que o resultado foi bem estável, em linha com o histórico da empresa.

“Gostei que o crescimento da receita veio um pouco acima da média, por outro lado, as despesas administrativas e com pesquisas aumentaram percentualmente, reduzindo a margem de lucro da empresa.”

Ainda segundo ele, a Hypera tem alta rentabilidade e é uma boa opção para quem gosta de ações menos voláteis.

Redação It's Money

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A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

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