Como faço para comprar ações na bolsa de valores?

bolsa-de-valores

Como faço para comprar ações na bolsa de valores?

4 abr 2023

Redação It's MoneyRedação It's Money
Você quer investir na bolsa de valores, mas não sabe por onde começar? Comprar ações pode parecer uma tarefa complicada, no entanto, com informação e cuidado, é possível entrar nesse mercado com tranquilidade.  Tanto que a quantidade de pessoas físicas investidoras na B3, a bolsa brasileira, vem aumentando a cada dia.  De acordo com dados da B3, a bolsa bateu a marca de 5 milhões de CPFs cadastrados até dezembro de 2022. Na comparação com janeiro de 2021, houve um aumento de 23,3% nos CPFs cadastrados. Então, os dados mostram que os brasileiros estão buscando alternativas de investimentos no mercado de ações, e você também pode fazer parte desse movimento.  Assim, para te ajudar a comprar ações na bolsa de valores, criamos um guia prático com os passos iniciais a serem seguidos nessa jornada.  Confira! 

1- Abra uma conta em uma corretora de valores 

Antes de tudo, escolha uma corretora de valores ou uma instituição financeira autorizada a atuar na B3. Essa autorização é feita pelo Banco Central do Brasil, mas as empresas também estão sujeitas à fiscalização da própria bolsa de valores, além da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Além do mais, antes de fazer a sua escolha, preste atenção nas taxas de corretagem, já que algumas instituições possuem valores abusivos.  Somente depois, abra a sua conta para começar a investir em ações.  Leia também: Como escolher uma corretora de valores? Passo a passo!

2- Faça o teste de perfil de investidor 

Após abrir a sua conta, a corretora ou banco disponibilizará um teste para entender o seu perfil de investidor. Esse é um passo primordial antes de investir em ações, já que o questionário definirá o quanto de risco está disposto a correr.  Dessa forma, fica mais claro sobre quais as ações mais adequadas ao seu perfil. 

 3- Analise as ações disponíveis  

Agora, estude e entenda como funciona o mercado de ações. Faça uma lista das opções recomendadas para o seu perfil de investidor, conheça as empresas, leia notícias sobre elas e as tendências do mercado. Adicionado a isso, entenda como o Home Broker funciona, que é a plataforma online onde ficam todas as informações sobre as ações disponíveis. 

4- Confira os valores das ações disponíveis 

As ações listadas na B3 são negociadas em forma de lotes, cada lote contém 100 ações (lote padrão).  Exemplificando: imagine uma ação no valor de R$ 10,00, então, nesse caso, um lote valeria R$ 1.000,00. Contudo, também existe a opção de adquirir ações únicas, conhecido como mercado fracionário.  Mais uma vez, verifique seu perfil de investidor antes de comprar, avaliando a liquidez e os riscos dos ativos.  

5- Compre as ações por uma ordem de compra 

Após escolher quais lotes de ações comprar, chegou a hora de fazer o pagamento, feito por meio de uma ordem de compra.  Aqui, basta seguir o passo a passo da plataforma da corretora.  Lembrando que o prazo de liquidação é de 2 dias úteis até a confirmação e concretização da compra na B3. Por fim, em caso de dúvidas, conte com a ajuda de especialistas para começar a investir em ações. Dessa forma, você toma decisões mais seguras e embasadas para a sua estratégia de investimentos.  
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra