O que é investimento em valor?

bolsa-de-valores

O que é investimento em valor?

18 dez 2022

Redação It's MoneyRedação It's Money
Investimento em valor, também conhecido por value investing, é uma forma estratégica de compra de ações de companhias em fase de crescimento no mercado.   Ou seja, quem investe em valor acredita no potencial de valorização de uma empresa, e não no quanto o mercado financeiro a precifica no momento. Então, o objetivo é lucrar com a valorização de ações no longo prazo. Assim, o investidor não pode ter pressa para ter resultados. Além disso, é preciso muita confiança na empresa e conhecimento mais aprofundado sobre o mercado para não tomar decisões precificadas. Com um planejamento bem estruturado, esse tipo de investimento pode trazer retornos atrativos e lucros acima da média da maioria das ações.  Nesse artigo, você vai descobrir o que significa, como analisar e investir em valor.  Boa leitura! 

O que significa investimento em valor ou value investing? 

Value investing significa de forma literal “investimento em valor”, em tradução livre do inglês.  Como falamos anteriormente, o investidor “compra” um potencial de crescimento de uma empresa, adquirindo ações baratas para lucrar no longo prazo.  Vale lembrar que não estamos falando de trading, em que investidores compram e vendem ações na bolsa de valores conforme a performance dos papéis, no médio e curto prazo. Nesse caso, o foco é buscar um aumento de recursos investidos em empresas em crescimento, com o objetivo de participar e lucrar com nesse processo.  

4 princípios do value investing 

Apesar de não ser possível prever com precisão o potencial de valorização de uma empresa, há alguns fatores que o investidor costuma considerar na hora da escolha. Confira! 

1- Querer pertencer 

O principal ponto a ser considerado é a admiração pela missão e os propósitos da empresa. Assim, você compra o “sonho” e segue entusiasmado em fazer parte daquela companhia.  

2- Confiar 

Além de se identificar com a empresa, outro fator fundamental é confiar no negócio, no sistema de gestão e na capacidade de gerar lugar no longo prazo.  

3- Analisar 

Aqui, usar os critérios da análise fundamentalista deve ser considerado. Assim, você entende com mais profundidade a performance da empresa e seu comportamento no mercado. Confira alguns pontos que podem ser observados: 
  • nível de atividade;  
  • tamanho e faturamento; 
  • tecnologia; 
  • novos produtos; 
  • histórico; 
  • análise qualitativa. 

4- Manter a calma 

Lembre-se que a ideia aqui é aguardar retornos no longo prazo. Assim, esteja preparado para altos e baixos durante o caminho, algo comum a qualquer ativo financeiro.  Tome cuidado para não tomar decisões equivocadas nos momentos de crise. Analise as situações com cuidado sempre que necessário.  

Como investir em value investing? 

O primeiro passo para investir em value investing é acompanhar o mercado de perto para não perder as ofertas públicas iniciais (IPOs) na Bolsa de Valores brasileira, a B3. Geralmente, as empresas em ascensão abrem o capital na B3 para a captação de novos recursos, sendo uma ótima oportunidade para garantir uma fatia de ações. Depois do IPO, você ainda pode adquirir as ações no mercado secundário, onde os papéis são negociados de acordo com os interesses dos investidores.  Assim, é possível investir em value investing tanto no IPO quanto no mercado secundário, sempre que avaliar que a empresa pode valer mais do que o precificado.  Por fim, você pode contar com a ajudar de especialistas de investimentos para uma análise mais aprofundada dos papéis.  Dessa forma, você fica melhor assessorado e com mais segurança para hora das negociações. Caso queira suporte profissional agora, basta clicar aqui!   
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra