Conheça três opções de investimentos em renda variável
bolsa-de-valores
Conheça três opções de investimentos em renda variável
2 set 2022•Última atualização: 20 junho 2024
São diversas as opções de investimentos em renda variável que existem hoje no mercado, ativos que se encaixam com o perfil e a necessidades de cada investidor.
E, para quem está disposto a encarar a volatilidade do mercado em busca de ganhos maiores, pode começar com as principais e mais conhecidas opções.
A seguir, conheça as três que estão entre as mais populares e preferidas.
Opções de investimentos em renda variável
Ações
Entre filmes e notícias nos jornais, as ações se tornaram ao longo das décadas o investimento mais popular da renda variável.
Em resumo, as ações nada são que uma parcela da empresa que é comerciável. Ou seja, as empresas abrem seu capital para negociação e assim, investidores tem a oportunidade de lucrar com esse pedacinho da empresa. Esse rendimento acontece de duas formas:
1- Dividendos
Os dividendos significam uma divisão nos lucros da empresa para cada investidor de forma proporcional às ações que possui. Assim, você recebe proporcionalmente ao que investe.
2- Valorização das ações da empresa.
Essa forma requer uma análise mais profunda. As ações das empresas são variáveis de acordo com o mercado, sendo assim, elas podem subir ou cair.
Muitos investidores optam por seguir com uma assessoria personalizada de uma corretora – como a XP Investimentos.
Dólar
O dólar é uma das moedas em alta nos investimentos. Atualmente, sua popularidade aumentou ainda mais com a taxa de câmbio alta.
Assim, a taxa de câmbio corresponde ao valor da moeda em relação às outras. Ou seja, o dólar em relação ao real está valorizado – o que significa está valendo mais que o real na compra.
O dólar tem uma maior estabilidade quando se trata de quedas, tendo em mente que é uma moeda valorizada no mundo todo.
Por isso, é uma opção de investimento da renda variável mais seguro.
Existem duas formas principais para investir no dólar:
- Fundos cambiais
Os fundos cambiais representam os ativos investidos em outras moedas. Nesse caso, o intuito do investidor é proteger seu patrimônio da desvalorização da moeda nacional.
- BDRs (Brazilian Depositary Receipts – Certificado de Depósito em Ações)
BDRs representam os recibos de ações no exterior. Ao contrário da compra de ações, nessa modalidade você não compra ações diretamente da empresa, mas sim título que representam essas ações.
Fundos imobiliários
Por fim, os Fundos Imobiliários (FIIs), como o nome já indica, são investimentos voltados para o mercado imobiliário.
Seja para a construção, bem como a compra de imóveis que posteriormente serão alugados ou arrendados, esse é um tipo de investimento feito em conjunto com outros investidores.
Inclusive, o investimento coletivo em que cada investidor é dono de uma parte trata-se da essência dos fundos.
O retorno é proporcional ao dinheiro aplicado inicialmente por cada participante, que compra cotas negociadas por outro investidor ou que foram vendidas em ofertas públicas.
Redação It's Money
A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.
Saber mais