Perfil do investidor: entenda o que é e descubra o seu

onde-investir

Perfil do investidor: entenda o que é e descubra o seu

1 set 2022

Redação It's MoneyRedação It's Money
o-que-e-investidor-qualificado_its-money
Entender o perfil do investidor é essencial para que as aplicações no mercado financeiro façam sentido. Quem quer começar a investir precisa, acima de tudo, se conhecer. Em resumo, o perfil do investidor é baseado nos três pilares. São eles: 
  • Risco: previsibilidade das variações na rentabilidade do investimento. 
  • Liquidez: velocidade que seu investimento pode ser retirado da aplicação. 
  • Rentabilidade: o quanto você vai lucrar com o investimento. 
Nesse sentido, o perfil do investidor pode ser determinado entre conservador, moderado e arrojado. Isso de acordo com as necessidades.  É o que veremos nos próximos tópicos.Boa leitura!

Perfil do investidor 

https://www.youtube.com/watch?v=Lc5la55JkRU&list=PLva9zecA-nN3n0mnJQmCMDuihRr_gsVJ1&index=9&pp=iAQB
  • Conservador 

O investidor com perfil conservador é aquele que tem aversão a riscos. Ou seja, quem prioriza a segurança e alta liquidez, mesmo que isso signifique uma menor rentabilidade.  Os investimentos da renda fixa são uma boa opção para os conservadores, visto que garantem previsão e segurança por não oscilarem com as variações do mercado. 
  • Moderado 

O perfil moderado é uma média entre aqueles investidores que têm aversão ao risco e os que têm alta tolerância ao risco.  Eles preferem manter a segurança em investimentos mais previsíveis e seguros. Por outro lado, também arriscam nos mais variáveis e voláteis O investidor moderado não prioriza a liquidez, porém, mantém a maior parte de seus ativos em investimentos mais seguros.  
  • Arrojado 

O perfil arrojado ou agressivo se caracteriza pela alta tolerância a riscos.  Resumidamente, ser tolerante aos riscos de investimento significa que o perfil arrojado está disposto a aplicar seu dinheiro em modalidades instáveis.  Esse tipo de investidor está concentrado na renda variável. Assim, ele convive com as oscilações do mercado e alterações na rentabilidade diariamente.  Sendo assim, para que o perfil tenha sucesso nos investimentos, é exigido alto conhecimento para interpretar as mudanças de mercado. Além de orientação de um profissional especializado. Por isso, muitas vezes esses investidores contam com assessoria de investimentos, garantindo um maior direcionamento responsável com o dinheiro. 
Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra