Fechar

It's Money, informação que conecta você ao mundo dos investimentos de forma ágil e descomplicada.


Posts populares

Cetipados Educação Financeira Onde Investir

Saiba o que é um fundo cetipado e quais as vantagens

Saiba o que é um fundo cetipado e quais as vantagens
  • Publicado em 19 de abril de 2024

Entre os diversos tipos de investimentos que existem no mercado, o fundo cetipado vem ganhando destaque, principalmente por ter menos volatilidade. No material abaixo você entende o é um fundo cetipado e quais as vantagens desse tipo de investimento.

O que é um fundo cetipado

O cetipado é uma expressão usada no mercado financeiro que denomina um fundo cujo as cotas não são negociadas no pregão da bolsa, e sim, no balcão. Ou seja, a negociação ocorre fora do home broker.

Porém, para entender a expressão é preciso, primeiramente, entender o conceito de Cetip (Central de Custódia e Liquidação Financeira de Títulos), que é o ambiente em que as operações do mercado de balcão acontecem.

O que é Cetip

Em primeiro lugar, é importante saber que a Cetip é uma empresa privada que faz parte do sistema B3. A empresa é responsável pela operação do mercado de títulos de renda fixa privada, bem colo pelo registro das operações realizadas no mercado financeiro e pelo controle e guarda de todos os títulos emitidos no mercado.

Além disso, a Cetip oferece serviços como o registro de operações de derivativos, gestão de riscos, entre outros, para instituições financeiras e empresas.

Assim, a Cetip garante a existência e a legitimidade dos títulos. Em outras palavras, a Cetip é uma espécie de cartório que garante que o documento que você adquiriu realmente existe e é autêntico. Desta forma, traz mais segurança ao investidor.

Em 2017, a fusão da Cetip com a BM&FBovespa criou o atual sistema B3, a Bolsa de Valores Brasileira.

Mercado de balcão

Como explicado acima, os cetipados não são negociados no pregão da bolsa, e sim, no mercado de balcão. Ou seja, espaço de negociação de ativos e operações que não têm registro na bolsa.

O termo tem origem no inglês e faz referência à época em que os papéis eram negociados diretamente nos balcões de vendas das corretoras de valores.

Porém, hoje em dia, o mercado de balcão funciona de forma online, e não existe, assim, um espaço físico onde as negociações são feitas.

Assim, as transações acontecem por telefone ou pelo sistema digital da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

O mercado de balcão amplia as alternativas para os investidores, já que, dentro da bolsa o foco fica nas grandes companhias.

Dessa forma, as empresas menores que buscam atrair investidores têm uma alternativa.

Por conta desse perfil, no balcão, as negociações acontecem apenas entre duas partes. Ou seja, o restante do mercado não tem acesso aos valores e termos da negociação.

Além disso, um ambiente com menos burocracia favorece as empresas e o mercado.

Nesse sentido, existe a autorregulação das corretoras e distribuidoras que ali atuam, como é o caso da Cetip. São instituições com autorização e são reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Quais as vantagens do cetipado

Por todas as razões apontadas acima, o cetipado é um tipo de investimento que pode ter menor burocracia e menos oscilações do valor da cota.

Ou seja, como suas negociações não são feitas na bolsa, e sim no mercado de balcão, a volatilidade é menor.

Por outro lado, os cepitados também possuem menor liquidez.

A diversificação dos investimentos também é uma das vantagens de se apostar em cetipados.

Hoje, entre os cetipados negociados no mercado de balcão da B3 estão:

  • Fundos Imobiliários (FIIs);
  • Fundos de Crédito Privado;
  • Fundos de Investimento em Participações (FIP);
  • Fundos de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC);
  • Fundos de Investimento em Empresas Emergentes (FIEE).

Renda fixa

Por fim, hoje, os principais ativos custodiados pela Cetip são os de renda fixa.

Assim, são opções com menor volatilidade e que, se estudas e encaixadas a cada perfil investidor com a ajuda de uma assessoria especializada, podem ser vantajosas.

Nesse sentido, um dos principais escritórios de investimentos da corretora XP, a Blue3 Investimentos, oferece assessoria com suporte completo para a jornada de cada investidor, o que inclui diversas opções de cetipados.

Confira alguns dos ativos de renda fixa custodiados pela Cetip:

  • Letra de Crédito Imobiliário (LCI);
  • Letra de Crédito Agrícola (LCA);
  • Debêntures;
  • CDBs (Certificados de Depósito Bancário);
  • Certificados Financeiros do Tesouro;
  • RDBs (Recibo de Depósito Bancário);
  • Letras Hipotecárias;
  • Títulos Estaduais e Municipais.

 

Written By
Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.