Índice VIX: conheça o famoso índice do medo

bolsa-de-valores

Índice VIX: conheça o famoso índice do medo

13 fev 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
vix-indice-do-medo_its-money

Resumo

Quem não gostaria de poder prever os próximos 30 dias do mercado financeiro?

Provavelmente, você já se sentiu receio em determinados momentos de volatidade na bolsa. Mas, você sabia que existe um índice que representa, de certa forma, o medo e a expectativa dos investidores? Este é o caso do índice VIX!

O Volatility Index, ou Índice de Volatilidade (tradução livre para o português) foi criado em 1993. Em resumo, ele mede o preço das opções de ações que compõe o S&P500 e mede as expectativas em relação às ações listadas pelos próximos 30 dias.

Assim, ele serve também como base para negociações de curto prazo, realizadas por especuladores. Vamos entender mais sobre isso nos próximos parágrafos. Acompanhe!

Mas, como pode um índice americano medir o medo global?

Pelo simples fato do S&P ser um dos maiores índices do mundo, contemplando as maiores empresas do mundo. O VIX, por sua vez, tem a magnitude de prever as expectativas futuras.

Durante a crise de 2008, esse índice atingiu uma valorização de aproximadamente 273%. No dia 22 de agosto, o índice foi a 18,81 pontos, e no dia 17 de outubro o índice atingiu 70,33 pontos, um dos maiores picos da história.

Em 2020, com a crise do coronavírus, o índice em 14 de fevereiro foi a 13,68 pontos. Oito dias depois, 22 de fevereiro, o índice já estava sendo cotado a 40,11 pontos. E então, em 27 de março, o índice atingiu o seu segundo maior pico da história, aos 65,54 pontos.

Estamos falando de uma valorização de aproximadamente 379%, do dia 14 de fevereiro ao dia 27 de março.

Como é calculado o Índice VIX?

O cálculo do Índice VIX é feito pela Chicago Board Options Exchange, CBOE, e tem validade de 30 dias. Para quem não sabe, a CBOE é uma bolsa de opções dos Estados Unidos.

Porém, o cálculo desse índice é automatizado, usando dados sobre compra e venda de ações. Bem como média de preços, variações e tempo. Assim, o resultado oficial envolve uma série de fórmulas complexas.

Então, quanto mais altos são os números do VIX, maiores são as incertezas dos investidores.

Por exemplo, se a variação do VIX é de 5%, isso significa que os investidores estimam que os ativos possam oscilar 5%, tanto para cima quanto para baixo. Quanto maior é esse valor, maior é a queda dos ativos.

Importância do VIX

Saber um pouco mais sobre o VIX  faz toda a diferença para o investidor, principalmente em épocas de instabilidade na bolsa de valores, quando se torna ainda mais difícil tomar decisões conscientes e racionais.

E quando falamos sobre essas decisões, a emoção pode falar mais alto, o que não é bom para nenhum investidor.

Por isso, além de conhecer o Índice VIX, procure por um assessor de investimentos. Esse profissional poderá te auxiliar em momentos de insegurança, tornando a sua caminhada pelo mundo dos investimentos mais tranquila. 

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra