Previdência é só para complementar a renda na aposentadoria?

analises

Previdência é só para complementar a renda na aposentadoria?

23 nov 2022Última atualização: 20 junho 2024

Helen VogtHelen Vogt

A primeira coisa que vem em mente quando falamos sobre previdência é a aposentadoria, só que ela é muito mais versátil do que você imagina.

A Previdência é um investimento que proporciona uma maior segurança financeira para o futuro e pode mesmo ser transformado em renda de aposentadoria, mas a previdência é mais que isso.

Ela pode ser utilizada para realizar sonhos de longo prazo, como aquisição da casa própria, estudos dos filhos, pagar menos impostos, e até organizar a sucessão.

Trago para vocês alguns tipos de benefícios da previdência e porque pensarmos em reservar uma parte da carteira de investimentos para ela.

As plataformas abertas

O mercado de fundos de previdência complementar mudou muito nos últimos anos, trazendo uma relevante quantidade de planos e estratégias diferenciadas, em todas as classes de ativos.

Assim, ficou muito fácil de fazer uma carteira de previdência com vários fundos diferentes e que se complementem, e para todos os perfis de investidos, desde os conservadores até os mais agressivos.

Caso você já tenha seu fundo de previdência e ele não esteja atualizado ou rendendo bem, procure opções melhores que atualmente existem no mercado.

Planejamento sucessório

Existem vários instrumentos que podem ser utilizados com esta finalidade e a previdência é um deles. Normalmente, ela é usada para esse fim quando se quer deixar os valores para seus herdeiros de forma organizada.

Isso por que ela não entra em inventário, facilitando esta transmissão. Nesses casos, o plano utilizado costuma ser o VGBL (Vida Gerador de Benefícios Livres).

Planejamento tributário

Diferimento fiscal, ou seja, diminuir e jogar para frente a tributação que você pagaria com o PGBL (Plano Gerador de Benefícios Livres).

O limite máximo permitido para dedução fiscal é 12% da renda bruta anual tributável. Caso queira aportar mais que este limite, faça em outra modalidade de previdência, como o VGBL, por exemplo, ou até mesmo em outro tipo de investimento de longo prazo.

A maior parte dos fundos de investimentos possuem come-cotas, que é uma antecipação de imposto acontece de seis em seis meses, em maio e novembro.

Ou seja, mesmo que você não resgate paga imposto e a boa notícia é que na previdência você não tem come-cotas.

Tanto o VGBL como o PGBL possuem mais essa vantagem tributária, a não incidência de come-cotas, não existindo essa antecipação de imposto. Ele é pago somente no resgate, permitindo que o seu recurso fique rendendo integralmente até lá.

Como esse pedacinho do bolo que não foi cortado, potencializará muito os seus ganhos no longo prazo. E quando falamos de juros compostos atrelado a longo prazo, qualquer valor pode fazer muita diferença nos resultados.

Tabela regressiva

Pode chegar em 10% no longo prazo (10 anos) a maior parte dos investimentos chega no mínimo a 15%.

Portabilidade

Liberdade para o investidor e flexibilidade de mudar a estratégia quando necessário, para adequar os investimentos ao momento de vida, sem tributação ou custos para estas movimentações.

Acompanhe como esta performando a sua previdência atualmente e como estão os fundos de mesma categoria existentes no mercado. Caso você encontre um melhor pode fazer a portabilidade.

Em resumo, a previdência te traz alguns benefícios importantes como:

  • Fundos das principais gestoras do país;
  • Organização de questões sucessórias e tributárias;
  • Liberdade para mudar sempre que necessário, conforme seu momento de vida, sem custo para estas movimentações.

É muita versatilidade em um único tipo de investimento!

Helen Vogt

Formação: Bacharel em Ciências Econômicas – PUCRS
Certificações: Ancord & CPA 20
Líder de Previdência na Blue3 Investimentos
13 anos de experiência na área, com passagens pela Icatu Seguros, Banrisul e Citibank.

Leia mais

Como começar a investir em previdência privada?

Caso você queira começar a investir em previdência privada e não sabe por onde começar, existem algumas alternativas no mercado para te ajudar, como o Fundo Arca, criado pelo super investidor Thiago Nigro.

O Fundo Arca adota uma estratégia de diversificação poderosa criada por Nigro, com foco no resultado, onde o capital é dividido em quatro tipos de ativos:

  • Ações e negócios locais;
  • Real Estate (imóveis);
  • Caixa (renda fixa);
  • Ativos internacionais.

Segundo levantamento feito entre 2010 e 2022 em países como Alemanha, Austrália, China, Japão e Reino Unido, o método Arca proporcionou aos investidores retornos superiores à inflação desses países.

O mais interessante é que o Fundo Arca está disponível para aportes a partir de R$100, sendo assim uma ótima opção para investidores iniciantes.

Quer saber como investir no no Fundo Arca? Clique aqui agora!

Helen Vogt

Helen Vogt

Bacharel em Ciências Econômicas pela PUCRS. Certificada ANCORD® e CPA-20. Líder de Previdência na Blue3 Investimentos, com passagens pela Icatu Seguros, Banrisul e Citibank.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra