Magazine Luiza (MGLU3) reverte prejuízo e tem lucro recorrente de R$ 70 mi no 3T24

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Magazine Luiza (MGLU3) reverte prejuízo e tem lucro recorrente de R$ 70 mi no 3T24

8 nov 2024Última atualização: 8 novembro 2024

Ana Claudia PivaAna Claudia Piva
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No terceiro trimestre de 2024, a Magazine Luiza (MGLU3) reportou um lucro líquido ajustado de R$ 70,2 milhões, revertendo o prejuízo registrado no mesmo período de 2023.

A receita líquida alcançou R$ 9 bilhões, um crescimento de 4,9% em relação ao 3T23, impulsionada pelo desempenho das lojas físicas, que registraram um avanço de 13,3% nas vendas totais.

Em contrapartida, o e-commerce teve crescimento modesto, com alta de 1,3%, mas manteve participação de 70,9% nas vendas totais.

O EBITDA ajustado cresceu 47,2%, atingindo R$ 717,6 milhões no período, com margem de 8%, um aumento de 2,3 pontos percentuais em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.

“Desde o final do ano passado, a gente se preparou para dar lucro independente do CDI. Nossa estratégia é se tornar mais resiliente, mais diversificado, menos cíclico e ter resultados positivos cada vez maiores, independente da Selic”, destacou o diretor financeiro da empresa, Roberto Bellissimo Rodrigues.

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Para acessar o relatório completo, clique aqui.

Análise Magazine Luiza 3T24

"Gostei do resultado. Na receita, o varejo físico segue crescendo em um ritmo acelerado, apesar de um desempenho mais fraco das vendas digitais. Nos custos, a Magalu conseguiu diluir diversas despesas fixas de modo a ganhar 2 p.p. de margem", avalia o analista Renato Reis, da DVinvest,

Contudo, ele aponta preocupação com o crescimento das dívidas no trimestre, mas acredita que o quarto trimestre pode trazer melhorias, considerando o período sazonalmente mais forte para o varejo.

Confira também os outros resultados corporativos divulgados no calendário completo do 3T24.

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Histórico de resultados MGLU3

Agora, confira abaixo o histórico de resultados Magazine Luiza (MGLU3), com um resumo dos principais números levantados no relatório da empresa, além da análise do especialista. Boa leitura!

Resultado MGLU3 2T24

A Magazine Luiza (MGLU3) registrou um lucro líquido ajustado de R$ 37,4 milhões no segundo trimestre de 2024 (2T24), revertendo o prejuízo de R$ 198,8 milhões observado no mesmo período de 2023.

Segundo relatório da empresa, esse resultado reflete uma melhoria significativa na operação da companhia, marcada por iniciativas de redução de custos e aumento da eficiência.

Além disso, o Ebitda ajustado cresceu 61,6% em comparação ao 2T23, alcançando R$ 710,7 milhões.

A Magalu explicou que o avanço foi impulsionado pela expansão da margem bruta de mercadorias, que se beneficiou do repasse integral do DIFAL, além do crescimento nas receitas de serviços, como marketplace e seguros vendidos nas lojas.

Em termos de receita líquida, a empresa também mostrou resiliência, com um aumento de 5,1% em relação ao segundo trimestre de 2023, atingindo R$ 9,0 bilhões.

De acordo com o relatório trimestral, a crescimento nas vendas das lojas físicas e a estabilidade no e-commerce contribuíram para essa performance positiva.

Confira abaixo outros destaques financeiros divulgados pela companhia:

Análise

"Gostei bastante do resultado. Na parte da receita, o varejo físico segue crescendo em um ritmo acelerado, apesar de um desempenho mais fraco das vendas digitais", observa Renato Reis, analista fundamentalista da DVinvest.

Para ele, nos custos, a Magalu tomou iniciativas no comércio digital para melhorar as margens e conseguiu abaixar seus custos em praticamente 3 pontos percentuais.

Ademais, o analista explica que a companhia zerou suas dívidas de curto prazo e melhorou a estrutura de capital.

"Pessoalmente, não acho a empresa barata no preço atual, mas a ação deve reagir bem ao resultado, que marca uma inflexão positiva forte", pondera Reis.

Além da Magazine Luiza, confira outros resultados corporativos do 2T24 já divulgados pelas empresas.

Balanço MGLU3 4T23

A varejista Magazine Luiza (MGLU3) reportou lucro líquido ajustado de R$ 101,5 milhões no quarto trimestre de 2023 (4T23), revertendo o resultado negativo de R$ 15,2 milhões visto no mesmo período do ano anterior (4T22).

Além disso, o lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ficou em R$ 756,5 milhões, alta anual de 12,3%. Já margem Ebitda ajustado foi de 7,2%, 1,2 ponto porcentual (p.p.) superior ao mesmo tri de 2022. 

Análise

"Esse foi um resultado difícil de ler, tivemos muitos números não recorrentes, além de ajustes contábeis realizados pela empresa, tanto no próprio resultado quanto em reclassificações feitas sobre o terceiro trimestre", pondera Renato Reis.

Segundo ele, separando esses valores não recorrentes, a receita apresentou queda de 5,5% no trimestre, mas a margem de lucro deu uma leve melhorada.

"Pessoalmente, dou mais importância para o crescimento da receita nessa tese, então não gostei muito. Além disso, a diretoria tinha criado grandes expectativas com o resultado, então imagino que o mercado não tenha gostado muito do que viu", finaliza.

Além da Magazine Luiza (MGLU3), confira os resultados corporativos do 4T23 já divulgados pelas empresas.  

Balanço MGLU3 3T23

A varejista Magazine Luiza (MGLU3) reportou vendas totais de R$15 bilhões no 3T23, alta de 5% em relação ao 3T22. Nos últimos quatro anos, o crescimento médio anual foi de 21%.

Já o e-commerce atingiu R$11 bilhões em vendas no trimestre, aumentando 6% no 3T23, enquanto o mercado online brasileiro teve uma queda de 7% no mesmo período (Neotrust).

Com isso, a companhia lucrou R$ 331,2 milhões de forma líquida no terceiro trimestre de 2023, revertendo o prejuízo de R$ 190,9 milhões do mesmo período de 2022.

Análise

“Na parte da receita, o SSS da empresa veio de 4,8%, um número bom dado o cenário ruim do setor atualmente, com as vendas crescendo especialmente no varejo digital”. Explica Renato Reis, analista fundamentalista da DVinvest, que faz análises dos resultados corporativos para o It’s Money

“Na margem de lucro, a empresa deu um salto importante na eficiência de custos, mas devolveu toda essa melhoria com despesas maiores, que de acordo com eles, ocorreu pelo maior número de vendas no e-commerce”, diz.

Ainda segundo ele, a parte da dívida é o que mais preocupa hoje. Já que possuem R$ 3 bi vencendo nos próximos 12 meses e tem R$ 3,3 bi no caixa atualmente. “Porém, estão dando prejuízo, então pode ser que dê algum problema no ano que vem, por esse motivo eu ficaria de fora do papel hoje.”

Balanço MGLU3 2T23

A varejista Magazine Luiza (MGLU3) apresentou  um prejuízo líquido ajustado, excluindo efeitos não recorrentes, de R$ 198,8 milhões no segundo trimestre.

Segundo relatório divulgado pela empresam, o número representa uma alta de 77,3% frente às perdas líquidas do ano anterior, que somaram R$ 112,1 milhões.

Além disso, a Magalu encerrou o trimestre com uma posição de caixa total de R$ 8 bilhões, cerca de R$ 1 bilhão maior que em março deste ano.

Análise

Para Renato Reis, mesmo com um resultado superior ao do resto do setor, os números ainda estão bem abaixo do que é esperado e precificado para a Magazine Luiza.

Segundo ele, a receita cresceu 0,1% em relação ao 2T22 e a margem de lucro reduziu quase 1 ponto percentual. "Isso devido a maiores gastos com inadimplentes e com despesas administrativas", observa. 

Assim, para valer o preço atual de 3 reais, a empresa precisa crescer 18% ao ano em média e apresentar uma margem de lucro operacional na casa de 4,5% (hoje está em 1,5%), salientou o analista. 

Ou seja, o preço ainda reflete algo distante do que a empresa tem entregado nos últimos resultados.

"Pode até ser que com a queda na Selic a Magalu volte a crescer e entregar os resultados que precisa. Mas, por conservadorismo eu prefiro ficar de fora e esperar até que isso ocorra", finaliza. 

Ana Claudia Piva

Ana Claudia Piva

Jornalista profissional com mais de 20 anos de experiência (MTB 43.842/SP). Editora-chefe do Portal It's Money. Especialista em gestão de conteúdo pela Universidade Metodista de São Paulo e em Search Engine Optimization (SEO).

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