Powell e a comunicação
analises
Powell e a comunicação
7 mar 2023•Última atualização: 21 junho 2024
Mercados abrem essa terça com leve alta enquanto aguarda a fala do presidente do FED, Jerome Powell, que vai ao senado americano. Amanhã ele deve voltar ao congresso, dessa vez na Câmara. O mercado aguarda na fala dele, sinalizações de o que esperar do FOMC na próxima reunião.
Em semana de agenda vazia na parte de indicadores, o payroll de sexta ganha ainda mais relevância, com investidores sem maiores disposição ao risco, faltando praticamente duas semanas para o FOMC divulgar sua decisão sobre as taxas de juros por lá.
Vários investidores já cometeram erros ao julgar quando seria o pico da inflação e juros nos EUA, de forma que qualquer sinalização de juros mais baixos pode desencadear uma corrida para cobrir posições short, levando a altas no S&P. O contrário também deve ser verdadeiro.
Nas commodities, o petróleo opera em leve baixa após subir por praticamente cinco pregões chegando perto do USD 80, maior nível em um mês. O minério de ferro ensaia recuperação após correção nos últimos dias, com perspectiva de menor demanda nos próximos meses da China.
No Brasil, o mercado acompanha o IGP-DI, que deve mostrar um leve avanço de 0,01% em fevereiro. Hoje ocorre também os leilões de LFT e NTN-B pelo Tesouro Nacional.
No cenário político, ocorre hoje reunião entre o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e o presidente do Banco Central, Campos Neto, que deve participar depois de uma solenidade no TSE, o qual deve ter a participação do presidente Lula, que vem pressionando o BC junto com a ala partidária por juros mais baixos.
Análise técnica Ibovespa
Assim como comentado anteriormente, na nossa visão o mais esperado para o IBOV era iniciar uma correção nos próximos dias. Apesar de trabalhar em baixa pela manhã, o índice conseguiu se recuperar pela parte da arte fechando em alta de +0.80%. Espera-se agora, que o mercado dê sequência nessa correção do movimento de baixa.
Análise técnica S&P500
Já no mercado americano, no dia de ontem tivemos uma sinalização bastante negativa. No fim do dia, o S&P500 devolveu toda a alta que estava sendo apresentada, fechando próximo do seu nível de abertura. Isso indica que podemos ter início a um novo movimento de baixa caso o ativo volte a trabalhar abaixo do suporte dos USD 4000.
Análise técnica petróleo
Após ganhar força no dia anterior, o petróleo novamente alcança o patamar dos 86 dólares, que vem sendo um nível importante de resistência para o preço quando observamos pelo gráfico. Dessa forma, espera-se uma correção ou até mesmo o início de um novo movimento de baixa para os próximos dias.
Análise técnica dólar
O dólar futuro fechou em queda de -0.58% nessa segunda-feira, voltando a trabalhar abaixo das médias móveis. Ainda com um viés um pouco mais positivo, mas dentro de um processo de correção, podemos ver o dólar ganhar força nos próximos dias caso supere novamente a região dos 5.300.
Analistas responsáveis
Dalton Vieira – Analista CNPI-T
- + 15 anos de experiência no mercado financeiro;
- Analista de valores mobiliários (CNPI-TEM 910);
- Credenciado pela Apimec desde 2010;
Desenvolvedor do método DV de investimentos.
Leonardo Gibelli – Analista CNPI-T
- Analista CNPI-T;
- Analista CNPI-T EM-3376 credenciado pela Apimec;
- Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Erik Sala – Especialista Em FIIs E Renda Fixa
Graduando em Economia pela UFG e especialista em Fundos Imobiliários. Assistente de análise responsável pela carteira DV Renda Imobiliária.
Disclaimer
De acordo com a Resolução CVM nº 20, de 25 de fevereiro de 2021, Art. 21º, declaro que as análises realizadas neste relatório refletem única e exclusivamente a opinião dos autores, e foram elaboradas de forma independente e autônoma.
De acordo com o art. 21 da ICVM 598/18, caso o Analista esteja em situação que possa afetar a imparcialidade do relatório ou que configure ou possa configurar conflito de interesse, este fato deverá estar explicitado no campo “Conflitos de Interesse” deste relatório.
As informações, estimativas e projeções contidas neste relatório referem-se à data de publicação e estão sujeitas a mudanças, não implicando necessariamente na obrigação de qualquer comunicação no sentido de atualização ou revisão com respeito a tal alteração.
Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque
DVinvest
A DVinvest é a casa de análise fundada pelo renomado analista Dalton Vieira, que possui em sua equipe profissionais altamente especializados em análise fundamentalista e técnica de ações.
Saber mais