Fundo ESG: o que é e como funciona essa modalidade de investimento

esg

Fundo ESG: o que é e como funciona essa modalidade de investimento

22 abr 2024Última atualização: 12 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money
fundo-esg-o-que-e_its-money

A sustentabilidade é uma pauta que está ganhando mais força no mundo dos negócios. A crescente preocupação com os danos ao meio ambiente e as formas de evitá-los, está mudando os hábitos de consumo das novas gerações. 

E não é diferente quando o assunto é levado ao mundo dos investimentos. Afinal, muitas empresas estão revendo os seus modelos de negócio para se adaptarem a essa nova realidade. Nesse contexto, os fundos ESG exercem um papel importante. Mas você sabe o que é um fundo ESG? 

Caso ainda não conheça ou queira aprender mais sobre esse assunto, prossiga com a leitura. Neste artigo, você descobrirá o que é um fundo ESG e como funciona essa modalidade de investimento. 

Aproveite! 

O que é ESG? 

O passo inicial para saber o que é um fundo ESG é descobrir o significado dessa sigla. ESG é o acrônimo dos termos norte-americanos environment, social and governance. Traduzida, a expressão forma as palavras ambiente, social e governança. 

Veja cada um desses conceitos individualmente! 

E — Environment  

O critério ambiental refere-se às boas práticas ligadas à proteção do meio-ambiente. Por exemplo, a forma com que uma empresa descarta seu lixo, nível de poluição e emissão de carbono gerados por suas fábricas, uso de materiais recicláveis, matérias-primas utilizadas, entre outros. 

S — Social 

Já as questões sociais estão atreladas aos impactos das empresas na sociedade e nas pessoas. Isso inclui o relacionamento da companhia com a comunidade onde ela está inserida, a diversidade de sua equipe, as condições e segurança do trabalho etc. 

G — Governance 

Por fim, a governança está atrelada ao conjunto de políticas internas corporativas. Ela engloba questões como a transparência da gestão, estrutura da diretoria, solidez financeira da empresa, ética nos negócios, relacionamento com investidores, e assim por diante. 

O que é e como funciona um fundo ESG? 

Sabendo agora o que é ESG, fica mais fácil entender o conceito e funcionamento de um fundo baseado nesse conceito. Os fundos ESG são fundos de investimentos compostos pelo capital de diferentes investidores interessados na temática de sustentabilidade. 

Seu funcionamento é semelhante ao de um condomínio, onde existem os cotistas (condôminos) e o gestor (síndico). Aos cotistas recaem as obrigações financeiras, como a taxa de administração e de performance, se houver. 

Já ao gestor compete a escolha dos investimentos que serão realizados com o patrimônio do fundo. Por ser um profissional devidamente habilitado para atuar no mercado, ele tem condições de montar o portfólio do fundo de acordo com os seus objetivos previamente traçados. 

Quando se fala em um fundo ESG, portanto, o objetivo será identificar e investir em companhias ou investimentos alinhados às causas ambientais, sociais e de governança. Assim, há como buscar resultados positivos ao cotistas sem abrir mão do foco em sustentabilidade.  

O que diferencia esse tipo de fundo dos demais fundos no mercado? 

A principal diferença entre um fundo tradicional e um fundo ESG, como você viu, está no foco de alocação. Em fundos comuns, não há necessidade de buscar por investimentos que estejam vinculados à sustentabilidade. Na verdade, eles podem ter diferentes campos de atuação — a depender de suas estratégias. 

Por sua vez, os fundos ESG têm um direcionamento específico. Ainda que eles também possam contar com diferentes estratégias — como o investimento exclusivo em ações ou em alternativas variadas —, a seleção de ativos é feita com base nos critérios ESG. 

Entre eles estão: 

  • exclusão de empresas ou ativos que não atendem aos critérios ESG; 
  • seleção de companhias ou investimentos mais promissores ligados a esse critério; 
  • priorizar as melhores companhias de cada setor nesse sentido; 
  • favorecer o investimento nas organizações que atuam de modo ativo nessas causas; 

Outra diferença envolve os riscos relacionados. Embora os fundos contem com diferentes níveis de riscos, a tendência é que cada vez mais o mercado busque por companhias e alternativas comprometidas com as causas sociais, ambientais e humanas. 

Nesse sentido, se antecipar a esse movimento crescente no mercado pode ajudar a reduzir os riscos do portfólio. Afinal, menores serão as chances de seu capital estar exposto, por exemplo, a uma companhia envolvida em escândalos ambientais, participação em esquemas de corrupção etc. 

Quando vale a pena investir em um fundo ESG? 

Depois de conhecer o que é um fundo ESG e as principais diferenças para um fundo tradicional, talvez você queira saber quando vale a pena investir neles. 

É preciso lembrar de que toda a decisão que envolve a realização de um investimento deve ser embasada no seu perfil de investidor e objetivos. Isso porque cada pessoa tem um nível  diferente de abertura aos riscos — e o mesmo se aplica aos objetivos. 

No mercado financeiro, é possível encontrar fundos de renda fixa ou variável ligados aos critérios ESG. Logo, você poderá escolher aqueles que estão mais alinhados aos riscos que você aceita assumir e aos objetivos que deseja alcançar. 

De toda a forma, o investimento em fundos ESG pode valer a pena para o investidor que deseja se expor aos resultados gerados pelas causas sustentáveis. A vantagem de optar por um fundo é o fato de contar com um gestor profissional que fará as escolhas dos investimentos. 

Assim, você evita ter que analisar e selecionar, por conta própria, cada ativo que atenda aos critérios ambientais, sociais e de governança. Essa vantagem também é aplicável ao acompanhamento e rebalanceamento da carteira, quando necessário. 

Como investir em fundos ESG? 

Se, após conhecer os fundos ESG e suas características, você decidir investir neles, ainda será preciso aprender como isso é feito. As cotas desse tipo de fundo são negociadas junto às plataformas das corretoras de valores. Então será preciso abrir conta em uma de sua preferência. 

No entanto, antes de investir, é válido conferir a lâmina do fundo. Trata-se de um documento que reúne as principais informações a seu respeito. Por exemplo, os objetivos, estratégias, riscos, critérios de seleção de ativos, taxas e muitas outras. 

Agora que você sabe o que é um fundo ESG, pretende investir nesse veículo de investimento? Tenha em mente que a sustentabilidade é uma tendência mundial. No entanto, lembre-se de que os investimentos precisam ser feitos sempre considerando o seu perfil de investidor e seus objetivos no mercado. 

Precisa de ajuda para encontrar fundos ESG ou investimentos ligados aos critérios ambientais, sociais e de governança? Clique aqui!

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra