Como diversificar investimentos: passo a passo

educacao-fincanceira

Como diversificar investimentos: passo a passo

10 jul 2023Última atualização: 21 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

Uma regra de ouro no mundo dos investimentos, que vale para todos os perfis investidores, é: diversificar! Assim, é essencial montar uma carteira diversificada para ter mais segurança, além de aumentar o potencial dos rendimentos. Do mesmo modo, é indispensável diversificar para ter investimentos alinhados com metas e momentos de vida. Por isso, no artigo a seguir, vamos te explicar como diversificar investimentos.

Como diversificar investimentos

No passo a passo abaixo você confere algumas dicas para montar uma carteira de investimentos diversificada.

1. Saiba seu perfil de investidor

O primeiro passo é saber qual é o seu perfil de investidor.

Se já tiver conta em uma corretora de valores, basta entrar na página ou no aplicativo dela e então responder a algumas perguntas básicas sobre a sua forma de lidar com dinheiro, investimentos e riscos.

Geralmente, são cerca de 12 perguntas num formulário. Alguns aplicativos de bancos possuem esse questionário, na aba de investimentos. Ao final, o resultado mostrará se você se encaixa mais no perfil conservador, o moderado, ou arrojado.

Ainda, você pode contar com profissionais para levantar o seu perfil e detectar com muito mais precisão qual é o seu estilo de investir. Assim, você vai começar a entender como diversificar investimentos.

2. Monte uma reserva de emergência

Em seguida, o recomendado por analistas do mercado é montar uma carteira de investimentos diversificada, considerando sempre uma reserva de emergência. Essa etapa é praticamente obrigatória nos manuais de saúde financeira e essencial no passo a passo de como diversificar investimentos.

Os investimentos para reserva de emergência devem ser mais estáveis e de alta liquidez. Ou seja: é preciso que seja fácil e rápido dar baixa do investimento e ter acesso ao dinheiro no caso de algum imprevisto.

Quanto ao valor, varia de acordo com a sua realidade. Se você for autônomo, recomenda-se que a reserva de emergência corresponda ao suficiente para pagar despesas fixas por cerca de 1 ano.

Caso seja colaborador de alguma empresa ou tenha renda fixa, pode diminuir o tempo de garantia para cerca de 6 meses.

LEIA TAMBÉM: Carteira diversificada de investimentos: como montar?

3. Planeje a sua previdência

O próximo passo para ter uma carteira diversificada, funcional e segura, é traçar um plano de previdência através dos investimentos. Isso dará mais tranquilidade para você e sua família no futuro.

Pensando na sua aposentadoria, você pode investir em planos de previdência privada – como PGBL ou VGBL – ou ainda aplicar em fundos de investimento. Nesse sentido, também é possível montar uma carteira mista entre fundos, títulos e ações.

O principal é que esses investimentos respeitem principalmente o seu perfil de risco e o rendimento a longo prazo.

4. Invista conforme as suas metas

Depois que tiver consolidado sua reserva de emergência e seu plano de previdência, planeje-se para fazer os aportes mensais necessários para alcançar seus objetivos e potencializar os resultados dos seus investimentos.

Após essas duas importantes etapas iniciais, se você tiver mais dinheiro disponível para investir, pode fazer aplicações considerando outras metas.

Por exemplo, se quiser fazer uma viagem grande dentro de 1 ou 2 anos, faça um investimento que te traga a rentabilidade necessária mas que não seja muito volátil – até porque o prazo é curto.

Porém, se tiver um objetivo para alcançar daqui a 10 anos, como comprar uma casa, pode ser possível aplicar tudo em renda variável – como ações.

Isso funciona bem desde que toda a sua carteira esteja equilibrada e diversificada (com a reserva de emergência e o investimento para a aposentadoria garantidos).

5. Aprimore seus investimentos

E, por último, o indicado é aperfeiçoar a qualidade das suas escolhas de investimento sempre que possível. Mesmo um investimento a longo prazo precisa de uma carteira bem gerida, com verificação frequente da rentabilidade e das outras opções do mercado.

Além de fazer os aportes mensais, é interessante estar atento a qual dos investimentos está com a melhor remuneração. Assim, é possível alocar uma parte maior do capital para ele, mesmo que temporariamente.

Isso se chama rebalanceamento de carteira e é bastante indicado pelos especialistas em investimentos.

Porém, não esqueça de considerar o imposto de renda e taxas que recaem sobre investimentos que você ainda não têm.

Isso porque basear-se apenas na remuneração de um ativo pode ser perigoso. Nesse sentido, para conseguir administrar todas essas informações, principalmente ao longo dos anos, você pode contar com o auxílio de um assessor de investimentos.

Até porque pode ser difícil montar uma carteira diversificada, segura, rentável e fazer a gestão dela de maneira eficiente. A diversificação depende do conhecimento dos ativos a serem investidos, e nesse sentido, o assessor tem muito a somar.

Como diversificar investimentos com segurança

Entretanto, a maneira mais prática de diversificar investimentos com segurança é acionar um assessor de investimentos. Estes profissionais recomendam a melhor composição de carteira para o seu perfil de risco e para atingir as suas metas.

E, sobretudo, eles têm um vasto conhecimento do mercado e das características de cada ativo ou título. Sendo assim, você pode conversar com um assessor para entender os detalhes e ter mais certeza das suas decisões.

Até porque acompanhar todos os detalhes do mercado, da macroeconomia, escolher os melhores investimentos para você e gerir a carteira, podem ser coisas bastante complexas de serem feitas sem a ajuda de um profissional.

A Blue3 Investimentos, por exemplo, tem assessores com diversas qualificações no mercado financeiro e com anos de experiência.

Portanto, os especialistas são os mais indicados para analisarem as melhores opções para você, além de auxiliarem na gestão da carteira a longo prazo – tornando-a mais segura e rentável.

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra