Como economizar para comprar um iPhone?

educacao-fincanceira

Como economizar para comprar um iPhone?

3 abr 2023Última atualização: 21 junho 2024

Redação It's MoneyRedação It's Money

Economizar para comprar um iPhone requer um pouco de disciplina e estratégia, tanto para escolher o aparelho quanto para juntar dinheiro mais rápido. 

Recentemente a Apple lançou mais uma versão do seu celular: o iPhone 15. E não é de hoje que os produtos da marca são o sonho de consumo de muitos brasileiros. Porém, com o modelo novo custando por volta de R$7 mil, é preciso se planejar. 

E não é apenas o lançamento que custa caro. A maioria dos aparelhos está acima dos R$7 mil. Por isso, além de juntar dinheiro para adquirir o celular, é preciso escolher o seu iPhone com cuidado.

Então, veja neste artigo algumas informações que você precisa saber na hora de comprar um iPhone, qual modelo vale a pena em 2023 e como comprá-lo.

Qual é a ordem dos iPhones?

Existe uma oferta muito grande de iPhones no mercado, de vários modelos e anos diferentes. 

Para te ajudar a entender melhor a cronologia dos lançamentos, confira a ordem dos iPhones - do mais recente para o mais antigo:

  • Linha iPhone15: iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max. Foram lançados em setembro de 2023.
  • Linha iPhone 14: iPhone 14, iPhone 14 Pro, iPhone 14 Pro Max e iPhone 14 Plus. Foram lançados em setembro de 2022.

  • iPhone SE 3, lançado em março de 2022.
  • Linha iPhone 13: iPhone 13, iPhone 13 Mini, iPhone 13 Pro e iPhone 13 Pro Max. Foram lançados em setembro de 2021.
  • iPhone SE 2, lançado em 2020.
  • Linha iPhone 12: iPhone 12, iPhone 12 Mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max. Foram lançados em outubro de 2020.
  • Linha iPhone 11: iPhone 11, iPhone 11 Pro e iPhone 11 Pro Max. Foram lançados em setembro de 2019.
  • iPhone XR, iPhone XS e iPhone XS Max, lançados em setembro de 2018.
  • iPhone 8, iPhone 8 Plus  e iPhone X, lançados em setembro de 2017.

iPhones mais antigos

  • iPhone 7 e iPhone 7 Plus, lançados em setembro de 2016.
  • iPhone SE 1, lançado em março de 2016.
  • iPhone 6s e iPhone 6s Plus, lançados em setembro de 2015.
  • iPhone 6 e iPhone 6 Plus, lançados em setembro de 2014.
  • iPhone 5s e iPhone 5c, lançados em setembro de 2013.
  • iPhone 5, lançado em setembro de 2012.
  • iPhone 4s, lançado em outubro de 2011.
  • iPhone 4 CDMA, lançado em janeiro de 2011.
  • iPhone 4, lançado em junho de 2010.
  • iPhone 3GS, lançado em junho de 2009.
  • iPhone 3G, lançado em junho de 2008.
  • iPhone, o primeiro modelo, lançado em junho de 2007.

Quantos iPhones existem?

No total, existem aproximadamente 40 modelos de iPhone contando do primeiro até o mais atual. 

Qual dos iPhones é o melhor?

diferenças-iPhone-15-Pro-15-Pro-Max_its-money

Segundo especialistas e fãs da marca, o melhor iPhone até agora na verdade são dois modelos: o iPhone 15 Pro e o 15 Pro Max, lançados em setembro de 2023. 

A seguir, veja as principais diferenças entre o iPhone 15 Pro e o 15 Pro Max:

Dimensões

  • iPhone 15 Pro: 5,77 x 2,78 x 0,32 polegadas. Peso: 187 gramas;
  • iPhone 15 Pro Max: 6,29 x 3,02 x 0,32 polegadas. Peso: 221 gramas.

Ecrã

  • iPhone 15 Pro: 6,1 polegadas (2.556 x 1.179 pixels);
  • iPhone 15 Pro Max: 6,7 polegadas (2.796 x 1.290 píxeis).

Bateria

  • iPhone 15 Pro: 23 horas de reprodução de vídeo local;
  • iPhone 15 Pro Max: 29 horas de reprodução de vídeo local.

Câmeras iPhone 15

De forma geral, tanto o iPhone 15 Pro quanto o iPhone 15 Pro Max possuem uma câmara principal de 48 MP, além de uma câmara ultra grande angular de 12 MP.

Porém, enquanto o iPhone 15 Pro tem um zoom ótico de 3x, a versão Pro Max utiliza um design tetraprismático. Essa tecnologia oferece um zoom ótico de 5x mais amplo e um zoom digital de 25x.

Melhorias do iPhone 15

Além dessas características específicas, ambos modelos funcionam com o chip A17 Pro. O novo chip chega a ser 10% mais rápido do que o anterior (A16 Bionic), com melhorias significativas na GPU e ray tracing acelerado por hardware.

Como os últimos modelos são todos bastante modernos e funcionais, o melhor acaba se tornando aquele que tem as funcionalidades e recursos mais adaptados às necessidades e preferências do usuário.

Portanto, vale a pena pesquisar o que cada um dos últimos modelos possui para saber qual é o melhor iPhone para você.

Quais iPhones valem a pena em 2024?

Segundo especialistas, os iPhones que valem a pena em 2024 são os modelos da linha 15, 14 e 13, acompanhados do modelo novo que costuma ser lançado todo ano. 

E como você sabe, falar dos melhores smartphones é falar de um tema que divide as opiniões de quem entende do assunto. Afinal, é uma avaliação que depende da forma como a pessoa usa o aparelho e de suas prioridades no dia a dia. 

Porém, de maneira geral, experts em tecnologia têm elogiado o lançamento do iPhone 15 Pro e suas variações

Como citamos anteriormente, isso se deve principalmente às funcionalidades aperfeiçoadas do aparelho. Além disso, diversos sites especializados em testes destacam que essa nova versão tem um desempenho excepcional e boa durabilidade da bateria.

Entretanto, nem todo mundo faz questão de ter o aparelho da Apple mais novo, até por causa do preço.

Nestes casos, os usuários preferem os iPhones 12 e 13.

  • O iPhone 12 é citado por ter bom custo-benefício. Ele já vem com tela OLED, capacidade para 5G, recursos de câmera profissional e ótimo desempenho. Além disso, o lançamento não é tão antigo - tem apenas dois anos. 
  • E o iPhone 13 Pro também aparece na lista dos queridinhos entre os amantes de tecnologia, sendo considerado uma compra que vale a pena em 2023.
  • O modelo 13  tem o preço um pouco mais elevado do que o iPhone 12, mas apresenta avanços significativos. A tela é adaptativa, assim o usuário pode usar o aparelho tranquilamente em dias ensolarados -  inclusive para ler. Além disso, conta com recursos de foto e vídeo que não decepcionam nem os profissionais da área.

O que você precisa saber na hora de comprar um iPhone?

Primeiramente, na hora de comprar um iPhone é preciso saber especificações técnicas, informações de procedência, custo-benefício e outros dados importantes para garantir uma compra inteligente.

Entenda mais, na sequência.

1. Modelos em linha e procedência

A primeira coisa que você precisa saber antes de comprar um iPhone é sobre os modelos que já saíram de linha e a procedências dos aparelhos. 

Além dos aparelhos novos vendidos pela Apple, por lojas de eletrônicos e também lojas de operadoras telefônicas, há uma venda expressiva de iPhones recondicionados e usados

Essa é uma prática autorizada em muitos pontos de venda e bastante comum, visto que o custo de um iPhone novo é mais alto.  

Entenda.

Recondicionado

O aparelho recondicionado é colocado à venda na loja depois de ter sido restaurado pela Apple ou por uma autorizada. De modo geral, um aparelho recondicionado tem suas peças limpas e trocadas, para que funcione como se tivesse sido recém-fabricado. 

Usado

Um aparelho usado é, como o nome sugere, um iPhone que já pertenceu a alguém. Nesse caso, vale a pena verificar se o smartphone está em condições de uso e aconselha-se comprar apenas de pessoas de confiança.  

Novo 

Hoje são vendidos os modelos 12, 13, 14, 14 Pro e o SE 3 no site da Apple Brasil.  Modelos anteriores a esses não são comercializados na plataforma da fabricante porque já saíram de linha. 

No entanto, em lojas de tecnologia, eletrônicos e operadoras telefônicas é possível encontrar modelos mais antigos novos. Isso acontece porque, apesar de não estarem mais em fabricação pela Apple, podem ser remanescentes de estoques anteriores das lojas.

2. Melhor forma de pagamento

Muitos brasileiros gostam de fazer suas compras parceladas para não comprometer o orçamento mensal. 

Mas, mesmo sendo possível comprar parcelado sem juros no cartão de crédito, é preciso colocar todas as contas na ponta do lápis.  Afinal, a compra no cartão gera uma série de mensalidades

Além disso, cartões de crédito têm anuidade e algumas taxas bem altas se a fatura atrasar mesmo que um único dia.

A melhor opção, especialmente para comprar um iPhone, é comprar à vista por causa dos descontos e menos risco de juros. Assim, é possível encontrar aparelhos com descontos que variam de 5% a 12%. 

Claro que para comprar um iPhone à vista e ganhar um bom desconto, é preciso se organizar e juntar dinheiro. Mais abaixo neste artigo, explicamos como.

3. Época mais vantajosa para comprar

O ideal é aproveitar promoções e grandes saldos, como a Black Friday. Em datas assim, os valores de alguns produtos bastante procurados - como os iPhones - costumam diminuir a ponto de valer a pena esperar.

Entretanto, é preciso estar atento a falsas ofertas

Para não ser enganado dessa forma, a dica é acompanhar durante algumas semanas o preço do iPhone que você está querendo comprar.  Assim, quando as promoções começarem, você saberá o valor original. 

Ainda, é interessante evitar a semana de lançamento ou épocas de presente, como o Natal.  Isso porque são momentos de maior demanda e consequentemente mais alta nos preços.

4. Quais lojas são confiáveis

Como é um produto de valor elevado e com grande procura, você pode se deparar com lojas e sites não muito confiáveis na hora de comprar seu iPhone. 

Para não ter dores de cabeça, procure por lojas confiáveis

5. Especificações técnicas

Por fim, um importante ponto para considerar na hora de comprar um iPhone é a configuração do aparelho em si.

Isso quer dizer que você deve avaliar as especificações técnicas e escolher o celular que mais atende às suas necessidades.

Como escolher de acordo com o que você precisa

Apesar de muitas pessoas opinarem sobre qual é o melhor iPhone atualmente, vale a pena escolher o seu aparelho baseado naquilo que você quer e precisa.

Games

Se você passa bastante tempo jogando no celular e o desempenho dos gráficos de games importa, considere comprar o iPhone SE 3. Isso porque estes modelos oferecem até 1,2 vezes mais de velocidade e desempenho nos gráficos que as versões anteriores.

Redes sociais

Agora, se você trabalha com redes sociais e a qualidade da câmera frontal é o que faz a diferença no seu dia a dia, recomenda-se investir num iPhone 14 de qualquer modelo. Essa geração é a primeira com câmera frontal que tem autofoco. 

Bateria 

E para os usuários que precisam de uma bateria mais durável, é indicado procurarem pelo iPhone 13, porque um dos seus pontos fortes é a duração da bateria de cerca de 1 dia e meio.

Como economizar para comprar um iPhone?

Um celular ágil e moderno da Apple é o sonho de consumo de muitas pessoas. Mas, para isso, é preciso saber como economizar para comprar um iPhone.

Afinal, por conta de suas configurações e particularidades, o iPhone é um aparelho que tem custo mais elevado. 

Atualmente, o iPhone 15 está anunciado no site oficial da Apple a partir de R$7.299. Já o mais barato oferecido pela marca, também em seu site oficial, é o iPhone SE 3 - que hoje custa R$4.299. 

Portanto, pode ser necessário ter entre 4.300 e 9.500 reais disponíveis para comprar um iPhone novo

Então, veja algumas táticas financeiras que podem te ajudar a juntar esse dinheiro.

1. Quite pendências

Nunca é uma boa ideia comprar um bem de consumo novo se você tem pendências. Por isso, comece a missão quitando débitos atrasados, caso os tenha. 

Se as contas estão em dia, mas você ainda tem parcelas, tente zerá-las para abrir espaço no orçamento.

2. Registre e organize as finanças

Outra forma de realizar uma boa gestão financeira que permita economizar para comprar um iPhone, é deixar tudo registrado. Anote o que entra e o que sai de dinheiro, diariamente

Dessa forma é mais fácil monitorar ganhos e gastos, identificando onde está indo seu dinheiro e preparando o terreno para o próximo passo.

3. Reduza gastos

Depois que tiver identificado todos os seus gastos, tente cortar ao máximo aqueles que podem ser considerados desnecessários

4. Crie o hábito de guardar dinheiro

Controlar as finanças permite cortar gastos, o que leva ao hábito de guardar dinheiro. 

Inclusive, além de economizar para comprar um iPhone, é sempre uma boa ideia reservar um pouco de capital para emergências e investimentos

Porém, o ideal é ter um planejamento com objetivos a curto, médio e longo prazo. Estabelecer metas e valores facilita a missão de guardar e investir.

Assim, para economizar para comprar um iPhone, por exemplo, é uma meta de curto prazo: para adquirir um modelo 14 Pro daqui a seis meses, você precisa economizar cerca de R$1357 por mês

5. Invista para fazer o dinheiro render

Por fim, a melhor forma de economizar para comprar um iPhone ou outros bens é investir seu dinheiro para que ele renda mais. 

Existem vários tipos de ativos capazes de agradar a todos os perfis de investidores.

Investir permite que você junte dinheiro mais rápido, compre à vista com desconto e não precise lidar com o compromisso e com os riscos das parcelas de cartão de crédito.

Qual a melhor maneira de juntar dinheiro?

A melhor maneira de juntar dinheiro é investir em renda fixa e renda variável.

E ao contrário do que muita gente pensa, procurar por essas alternativas vai além da gestão do patrimônio, de pensar na aposentadoria ou de investir para o futuro do filho.

Investir também permite alcançar objetivos de curto e médio prazo, como comprar um apartamento, viajar ou simplesmente adquirir um bem de consumo de alta qualidade - como um iPhone.

E por falar nele, conheça alguns exemplos de investimentos que ajudam a juntar dinheiro para comprar um iPhone.

1. Investir no tesouro Selic

Um tipo de investimento bastante seguro e que costuma render mais do que a poupança é o Tesouro Selic, negociado no Tesouro Direto.

Ele é ideal para quem quer utilizar o dinheiro para fazer uma compra dentro de seis ou sete meses - como comprar um iPhone. 

Ou seja, você pode escolher o vencimento baseado no seu objetivo e mesmo que levante o dinheiro antes do prazo, não perde com isso.

Um ponto interessante é que menores de idade podem investir no Tesouro Selic. Basta ter CPF e conta aberta em uma corretora de valores.

O Tesouro Selic é uma boa alternativa porque ele rende o valor da Selic e mais uma taxa prefixada. Assim, você consegue ter rentabilidade maior que a taxa básica de juros, e de forma segura.

2. Escolher Fundos DI

Este tipo de investimento também costuma ser indicado para curto prazo, já que você provavelmente quer comprar seu iPhone logo. 

Com os fundos DI, a rentabilidade e o desempenho procuram refletir o CDI com a diferença de ser um fundo. Isso quer dizer que ele é negociado por cotas e que tem um gestor próprio

O patrimônio do Fundo DI é alocado em títulos públicos pós-fixados, como o Tesouro Selic. Porém, por ter liquidez diária, você pode resgatá-lo a qualquer momento. 

Sendo assim, você pode investir nele para comprar o iPhone, mas continuar investindo e ter sempre uma rentabilidade garantida. 

3. Investir em LCI

As Letras de Crédito Imobiliário podem ser uma boa alternativa de investimento para levantar dinheiro para comprar um iPhone.

Isso porque também podem ser feitas a curto prazo (como seis meses, por exemplo), e ainda são isentas de Imposto de Renda

As LCIs apresentam rendimento geralmente acima de 100% do CDI. 

Por fim, depois de conhecer essas opções de investimento para juntar dinheiro, saiba que você pode contar com uma assessoria como a Blue3 para atingir seus objetivos com mais rapidez e segurança

Redação It's Money

Redação It's Money

A redação do portal It’s Money é formada por um time de profissionais com ampla experiência editorial, com acompanhamento e revisão de jornalistas especializados.

Saber mais

Gostou do conteúdo?

Queremos sempre melhorar a experiência a sua experiência. Se puder, dê uma forcinha para o time de redação e conte o que você achou da edição de hoje.

O que achou deste conteúdo?

  • Ruim
  • Ótimo
As melhores análises do mercado

Receba em primeira mão as melhores análises do mercado financeiro diretamente em sua caixa de entrada. Nossa newsletter oferece insights exclusivos, tendências e perspectivas sobre o mercado.

Deixe-me ler primeiro uma amostra